984 — Vodafone concede interligação à Oniway (Actualização)

Nov 13, 2002 | Conteúdos Em Português

A Vodafone acaba de anunciar a interligação à Oniway, no seguimento do que António Carrapatoso já tinha feito antever hoje de manhã, na conferência de imprensa de anúncio dos resultados do primeiro semestre da Vodafone Telecel.

A decisão da Vodafone, divulgada há pouco em comunicado de imprensa, surge no seguimento da deliberação da Anacom do passado dia 24 de Setembro e das consequentes reuniões realizadas com a entidade reguladora.

A interligação entre a Vodafone e a Oniway deverá concretizar-se num prazo máximo de 7 dias .

Segundo o comunicado, «a Vodafone Telecel procurou resolver esta questão logo após a referida deliberação da Anacom, tendo então enviado um contrato de interligação à Oniway , o qual só não foi possível concretizar devido à sua não aceitação por esta empresa».

António Carrapatoso afirmou hoje de manhã que o grande motivo que impedia a Vodafone de aceitar a interligação era o facto de a licença da Oniway ser apenas para operar na rede UMTS e não em redes GSM e que a própria Oniway é que não tinha aceite algumas condições essenciais do contrato de interligação proposto pela Vodafone.

O que mudou, então? As seguintes reuniões entre a Anacom e a Vodafone permitiram esclarecer algumas questões fundamentais para o operador: «ficou claro que as preocupações da Vodafone Telecel incluídas na proposta de contrato serão devidamente acompanhadas e acauteladas pelo regulador», concluindo assim o operador existirem condições mínimas para conceder a interligação.

A Vodafone considera, no entanto, que «em todo este processo a razão lhe assiste e que continuará a defender os seus direitos e interesses legalmente protegidos junto das instâncias competentes, reservando-se o direito de tomar as suas decisões logo que essas instâncias se pronunciem».

Carrapatoso declarou, porém, que a existência de um quarto operador num mercado tão pequeno como o português poderá ‘não ser benéfico para os consumidores’.

Resta agora esperar pela decisão da Optimus e ver se finalmente se poderá concluir a questão da interligação com o quarto operador.

Por Laura Ramos
(laura.ramos@centrodecontacto.com)

2002-11-13

Notícia Relacionada

Em Foco – Produto