976 — Microsoft proporciona reduções de custos de processamento às instituições financeiras

Nov 13, 2002 | Conteúdos Em Português

MicrosoftPaço de Arcos, 12 de Novembro de 2002 – A Microsoft Corp. anunciou o lançamento do BizTalk® Accelerator for Financial Services, uma solução de software que permite às organizações financeiras a rápida integração de mensagens financeiras com os sistemas de negócio internos, suportar a norma ISO 15022 da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications (SWIFT) e as novas normas de indústria baseadas em XML, e oferece-lhes uma forma rápida de gerir e reparar erros de mensagens e transacções.

Ao colaborar com a SWIFT e outros parceiros tecnológicos e clientes chave na indústria dos serviços financeiros, a Microsoft tenciona reduzir o custo de entrada no mercado de middleware financeiro, ao fornecer uma solução de infra-estrutura económica e extremamente escalável baseada no BizTalk Server 2002, capaz de ser implementada de uma forma rápida e simples para facilitar o processamento STP (Straigth-Through Processing).
“Constatámos a existência de uma necessidade inegável na indústria de serviços financeiros por uma solução normalizada para as comunicações financeiras, uma solução que simplifique o cumprimento com as novas normas mas que também respeite as actuais pressões em termos de custos e aplicação de recursos.” afirmou David Medeiros, director de pagamentos globais na TowerGroup. “O que a Microsoft está a fazer com o BizTalk Server e o BizTalk Accelerator for Financial Services é um passo positivo no sentido de concretizar esse objectivo.”
Durante a fase de desenvolvimento, a Microsoft colaborou com instituições financeiras como, por exemplo, a Nordea. A empresa está também a colaborar com o fornecedor italiano de serviços de tecnologia SIA, o qual está a implementar o clearinghouse automatizado pan-europeu para a EBA (Euro Banking Association).

“Com a decisão da Comissão Europeia de automatizar os pagamentos internacionais de baixo valor até Junho de 2003, é essencial que estejamos aptos a fornecer um sistema automático que possa ser implementado e integrado de uma forma rápida e fácil pelos bancos aderentes. Com o valor das comissões a diminuir, queremos que possam tirar partido dos benefícios de uma maior eficiência o mais rapidamente possível.” afirmou Gilbert Lichter, secretário geral da EBA. “Agrada-nos particularmente o facto de a Microsoft ter ajudado a mudar a economia deste tipo de solução ao melhorar o custo, a flexibilidade e a rapidez de disponibilização. Isto permite-nos implementar a solução em todos os nossos aderentes, independentemente da sua dimensão, em toda a Europa.”

“A SIA optou pela Microsoft como parceiro tecnológico no desenvolvimento do projecto Step2 da EBA devido à fiabilidade e empenho que a empresa demonstrou.” afirmou Renzo Vanetti, CEO da SIA. “A plataforma Microsoft® Windows® 2000 já é bem conhecida das instituições financeiras. O BizTalk e o Accelerator for Financial Services fornecem uma arquitectura completa, fiável, fácil de integrar e económica que permite o desenvolvimento rápido de soluções como, por exemplo, o sistema de participantes no projecto Step2.”

O BizTalk Accelerator for Financial Services apoiará as instituições financeiras na implementação de soluções STP, reduzindo assim os riscos e custos associados com erros e falhas de transacções comerciais. Ele fornece funcionalidades de comunicações específicas para a indústria financeira que permitem às instituições financeiras gerir excepções, racionalizar dados de referência, detectar e reparar mensagens com falhas e criar novos sistemas compatíveis com as normas dos sistemas SWIFT e Financial Information eXchange (FIX). Para além disso, o Financial Services Accelerator fornece ferramentas integrais que permitem suportar outros avanços em termos de normas da indústria, assegurando assim que o sistema esteja preparado para o futuro. É o quarto acelerador a ser lançado pela Microsoft desde 2000; os outros são o RosettaNet (cadeia de fornecimento de tecnologia de ponta), HIPAA (sector de saúde) e Suppliers (capacitação de fornecedores).

A primeira versão do BizTalk Accelerator for Financial Services tem por foco o processamento de pagamentos e transacções no mercado de capitais, resolução e processos de entrega. As funcionalidades incorporadas incluem mais de 90 especificações de documentos, ou esquemas, que descrevem mensagens SWIFT e SITC (International Securities Association for Institutional Trade Communication) para pagamentos, câmbio de divisas, transacções de títulos e criação de relatórios.
A Microsoft aderiu ao programa de parceria SWIFT e está a fornecer uma solução imediata para instituições que assegura o seu cumprimento da norma ISO 15022. A solução oferece também suporte para as normas de sistemas de mensagens ISO 7775 e o novo SWIFT Secure IP Network and Gateway.

“O Microsoft BizTalk Accelerator for Financial Services fornece aos clientes e parceiros uma plataforma comum de integração que proporciona uma visão sofisticadas às soluções de software.” afirmou Victor Abbeloos, gestor de soluções de parceria na SWIFT. “Trata-se de um primeiro passo nas relações da SWIFT com a Microsoft e é com muito prazer que a SWIFT prevê uma parceria produtiva e duradoura entre as duas empresas.”

“A Datamonitor calcula que a indústria de serviços financeiros vai gastar mais de 2,2 mil milhões de dólares em tecnologias EAI (Enterprise Application Integration) em 2003.” afirmou Derek LaSalle, gestor de programa do BizTalk Accelerator for Financial Services na Microsoft. “Com a mudança geral da indústria para as novas normas de mensagens financeiras baseadas em IP, existe cada vez mais pressão sobre as instituições financeiras no sentido de suportarem e integrarem essas normas rapidamente com a infra-estrutura existente.

“O mercado precisa de uma solução largamente disponível que permita aos nossos clientes cumprirem rapidamente as novas normas, e isso a um custo reduzido. Estamos também activamente empenhados em criar suporte para esta infra-estrutura com uma comunidade de parceiros de tecnologia que irão oferecer aos nossos clientes uma vasta escolha de soluções de negócio. Estamos a tentar remover o maior número possível de obstáculos para que os clientes de serviços financeiros de todas as dimensões possam alcançar o objectivo global do processamento STP.”

A Nordea anunciou recentemente ter estado a colaborar com a Microsoft numa solução para pagamentos via Internet para os seus clientes empresariais. “Temos mais de 1 milhão de clientes empresariais. Ao utilizar o BizTalk Accelerator for Financial Services, os nossos clientes poderão agora suportar as novas normas de mensagens e ligar-se rapidamente aos bancos da aliança Identrus, com uma adaptação apenas mínima do seu lado.” afirmou Bo Harald, primeiro vice-presidente da Nordea. “Estamos muito impressionados com a Microsoft.

A empresa criou uma solução completa que podemos implementar de uma forma fácil nos nossos clientes, independentemente da sua dimensão. A solução responde às nossas necessidades de conversão e encaminhamento de mensagens financeiras, segurança e escalabilidade, e prepara-nos também para desenvolvimentos futuros nas normas de comunicações.”

“Se considerarmos especificamente os pagamentos empresariais, foram dedicados muitos anos de esforço ao desenvolvimento e aplicação de tecnologia PKI (infra-estrutura de chaves públicas) e normas de mensagens B2B para o problema da automatização dos pagamentos empresariais.” afirmou Medeiros, da TowerGroup. “Pensamos que as principais relações entre uma instituição de serviços financeiros líder como, por exemplo, a Nordea, e um fabricante de tecnologia líder da indústria como, por exemplo, a Microsoft, é fundamental para transformar uma fundação de desenvolvimento de tecnologia e normas em conhecimentos e experiência do mundo real.”

Comunidade de parceiros da indústria e sistemas
O Microsoft BizTalk Accelerator for Financial Services pode ser usado pelas instituições financeiras para desenvolvimentos “criados à medida” ou por parceiros tecnológicos como infra-estrutura incorporada. A Microsoft está empenhada em criar uma comunidade forte de parceiros em toda a indústria de serviços financeiros para ajudar a assegurar que os clientes tenham à sua disposição um vasto leque de soluções adaptadas aos seus requisitos específicos. A Microsoft está actualmente a colaborar com parceiros tecnológicos como, por exemplo, a Capco, FireStar Software Inc., BearingPoint Inc., SIA, SolutionForge Ltd., Ironbark Ltd. e Macgregor.

“O BizTalk Accelerator for Financial Services é uma oferta muito importante para os serviços de integração de aplicações empresariais da BearingPoint no sector dos títulos e bancário.” afirmou Steve Crosby, director executivo na BearingPoint, anteriormente KMPG Consulting, uma das maiores empresas de consultoria empresarial e integração de sistemas do mundo. “A BearingPoint irá aproveitar a sua experiência com o BizTalk, o Accelerator for Financial Services e a plataforma, ferramentas e produtos Microsoft .NET para fornecer uma integração ponto-a-ponto rapidamente disponibilizável das soluções de clientes e parceiros.”
“A conectividade a serviços e utilities como, por exemplo, SWIFT, Omgeo Central Trade Manager (CTM), Global Straight Through Processing Association (GSTPA) e FIX são essenciais para conseguir a mudança de rapidez necessária no STP que a indústria necessita. Vemos muitos organizações financeiras a racionalizarem as suas ligações a estes serviços.” afirmou Roger Preece, director executivo de STP Europa na Capco. “A Capco tem estado a colaborar com a Microsoft no desenvolvimento do acelerador e está a utilizar a plataforma BizTalk como parte fundamental da nossa solução de conectividade multi-serviços, o STP Bridge. A arquitectura da Microsoft fornece uma plataforma muito económica e escalável com características de segurança avançadas, para desenvolvimento destes tipos de soluções empresariais críticas.”
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho robusto e a fiabilidade que o Microsoft BizTalk Accelerator for Financial Services oferece à comunidade SWIFT. Não só responde aos requisitos actuais de uma sistema de comunicação e integração, mas é também um fundamento para o crescimento que responderá à exigências que o sector bancário certamente irá encarar.” afirmou Ken Lord, CEO da FireStar Software. “Pensamos que a combinação entre o ObjectSpark, o BizTalk Server e o acelerador fornece o produto de gateway mais aberto, poderoso e completo para a mudança para o SWIFTNet e a plataforma das normas XML emergentes.”

Acerca do BizTalk e o BizTalk Accelerator for Financial Services
Ao utilizar XML, SOAP e outros transportes e protocolos fundamentais da Internet, o BizTalk Server reúne tecnologias de integração de aplicações empresariais (EAI), inter-empresarial (B2B) e gestão de processos de negócio num único produto que oferece às empresas uma forma fácil de orquestrar serviços Web e criar rapidamente processos de negócio dinâmicos que abrangem aplicações, plataformas e ramos de actividade.
O BizTalk Accelerator for Financial Services fornece serviços financeiros com adaptadores específicos que tiram partido da infra-estrutura de middleware subjacente ao BizTalk Server e criam uma aliciante solução vertical.

Acerca da Microsoft nos serviços financeiros
A Microsoft é um dos principais fornecedores de produtos de software e tecnologia na indústria dos serviços financeiros. Os seus clientes operam em cada área da banca de retalho, seguros e pensões e os mercados financeiros.
A ênfase da actuação da Microsoft incide sobre fornecer a segurança, escalabilidade e fiabilidade que as organizações financeiras exigem. Através do Microsoft .NET, a plataforma de XML Web Services, a Microsoft permite aos clientes reagir a informações em qualquer momento, qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo inteligente.
Ao colaborar com os principais fabricantes de software e integradores de sistemas nos sectores bancário e de seguros, a Microsoft apoia as instituições financeiras na reengenharia das principais operações de negócio, em alcançar o processamento STP, em gerir melhor todos os aspectos da adequação de riscos e capitais, em aumentar a eficiência nas operações nas agências bancárias, e em estabelecer uma nova geração de canais de serviços financeiros baseados em telefone e na Internet.

Acerca da Microsoft
Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq “MSFT”) é líder mundial em software, serviços e tecnologias Internet para utilização pessoal e empresarial. A empresa dispõe de um vasto leque de produtos destinados a proporcionar aos utilizadores o melhor software, adequado às suas necessidades – a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
Microsoft, BizTalk e Windows Microsoft e BizTalk são marcas registadas ou comerciais da Microsoft Corp. nos Estados Unidos e/ou noutros países. Os restantes nomes de produtos e empresas poderão ser marcas comerciais dos respectivos proprietários.

http://www.microsoft.com/biztalk/default.asp

Dossiers-Empresas