823 — Segurança dita futuro das TI’s – Entrevista a António Monteiro Ferreira, do Grupo SOL-S

Oct 15, 2002 | Conteúdos Em Português

AferreiraO futuro das TI’s será investir na necessidade. Necessidade de infra-estrutura para responder ao serviço, necessidade de segurança como salvaguarda das organizações. Quem o diz é António Monteiro Ferreira, administrador da Sol-s, em entrevista ao Centro de Contacto, no âmbito do seminário “e-Security”, recentemente realizado em Lisboa.

O administrador da Sol-s acredita que o tema da segurança é cada vez mais motivo de preocupação para todo o meio empresarial, numa altura em que a pluralidade de comunicações e o livre acesso à informação ditam as regras.

O clima de insegurança que se vive a nível mundial não é indiferente a este panorama, sugere. É que «os acontecimentos do 11 de Setembro de 2001 criaram rumores de possíveis ataques na Internet , inquietando as pessoas e levando-as a estar mais informadas sobre como proteger as suas organizações».

A este «facto evidente», Monteiro Ferreira junta o ambiente recessivo que o mundo vive actualmente, concluindo que «os grandes investimentos em projectos nas TI’s estão em “hold”. E deixa o alerta, «a confiança é um factor não tangível, levando mais tempo a recuperar do que aqueles factores que se conseguem colocar em ratios».

As prioridades face ao mercado são, pois, fazer aquisições que garantam os níveis de serviço e a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que se reduzem custos. Na opinião de Monteiro Ferreira, «há um foco muito grande nas organizações que ofereçam racionalização de investimentos».

Foi nesse espírito que decorreu a 2.ª edição do “e-Security” que, não por acaso, foi este ano mais concorrida.

Por Gabriela Costa
(gabriela.costa@centrodecontacto.com)

2002-10-14

Notícias – Pessoas