A Quidgest, empresa de Consultoria e desenvolvimento de Sistemas de Informação (SI), foi criada em 1988, tendo como core business a produção de software. Desde então, já desenvolveu SI para mais de 200 empresas e instituições públicas. A trabalhar com uma ferramenta tecnológica sui generis, fruto de uma forte aposta na investigação, que ainda persiste, a Quidgest acredita estar a percorrer o caminho certo para se transformar, de futuro, numa referência como fábrica de software.
Três anos após a sua fundação, em 1991, a Quidgest cria o Genio, resultado de um grande investimento em I&D (Investigação & Desenvolvimento de Tecnologias). O Genio é uma ferramenta CASE (Computer Aided Software Engineering), desenvolvida internamente, que a empresa, ainda hoje, considera ser uma marca distintiva face ás suas congéneres. (ver caixa) A estratégia da Quidgest passa por continuar a apostar em I&D na área de engenharia de Software.
O Genio alia a capacidade de criar Sistemas de Informação, de elevada complexidade e desempenho, com a rapidez de desenvolvimento e a possibilidade de evolução, criando sistemas dinâmicos e permanentemente actuais, diz a empresa.
Com o Genio a automatização tornou-se possível. Foi uma pequena revolução tecnológica nos SI, considera a Quidgest. Onze anos depois, o Genio continua a crescer a adaptar-se às exigências dos clientes. Neste momento já foram produzidos 100 SI , tendo por base a tecnologia Genio.
A Gestão de Congressos da Fundação Calouste Gulbenkian foi o último SI desenvolvido de forma tradicional, em 1991. A partir de 1992 todos os SI comercializados recorreram à automatização através do Genio.
A Quidgest foi pioneira, em Portugal, na informatização da Administração Pública , quer na área de Gestão Orçamental Pública, quer na de Gestão de Recursos Humanos. Desde o início canalizou grande parte dos seus recursos humanos para esta área.
A conduta da empresa foi sempre desenvolver Sistemas de Informação adaptados aos clientes, quer sendo a AP, quer empresas privadas. Os clientes da Quidgest são empresas de razoável dimensão, para as quais a informação se reveste de importância estratégica e a informática é fonte de vantagem competitiva.
A Quidgest acredita que os SI podem consistir numa vantagem competitiva para as empresas, por isso, não devem ser iguais aos dos concorrentes.
Nos seus produtos, a Quidgest privilegia a utilização das tecnologias mais recentes. Entre 1996 e 1998 decorreu o processo de migração dos sistemas para Microsoft Visual C++, a linguagem de programação mais eficiente em ambientes Windows.
Em 2000 todos os sistemas passaram a estar disponíveis para SGBD SQLServer, e em 2001 também para Oracle e para IBM DB2. Neste momento a Quidgest está a migrar a sua ferramenta de desenvolvimento rápido para C#, pretendendo até ao final do ano encetar a migração dos sistemas para .NET.
As áreas de negócio da Quidgest são a Administração Pública, os Sistemas de Saúde, o Ensino Superior, as Empresas de Serviços e as Empresas Industriais, em funções empresariais tão diversas como a Gestão Financeira, a Gestão de Recursos Humanos, a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), a Gestão Patrimonial, a Gestão Documental e a Gestão Integrada (ERP), para além da gestão específica da área nuclear estratégica de cada empresa ou instituição.
Prosseguir com a investigação, mas também apostar mais na promoção comercial dos produtos, são metas estabelecidas para 2003. Se é certo que a investigação exige um certo recolhimento, o êxito empresarial da investigação bem sucedida, como é o caso do Genio e de todos os sistemas desenvolvidos pelo Genio, necessita de uma maior promoção e exposição pública. Por isso, 2003 vai ser dada continuidade a esta tendência.
Sendo assim, são viáveis associações com parceiros que disponham de uma forte base comercial, mas sintam dificuldades em acompanhar a evolução tecnológica. Construtores e distribuidores de equipamento informático e empresas de consultoria são associados potencialmente interessantes, refere a empresa.
Características da tecnologia Genio :
– «Resulta do esforço de I&D»
– «Sistema Inovador que permite criar programas informáticos totalmente funcionais, nas mais diversas áreas de gestão»
– «Escreve automaticamente o código totalmente isento de erros, logo não se perde tempo a corrigir bugs»
– «Código escrito pelo computador, com uma velocidade de escrita de um milhão de caracteres por segundo, enquanto que um programador consegue escrever a uma velocidade de 100 caracteres por minuto»
– «O código de programação pode ser criado por pessoas que não tenham conhecimento de linguagens de programação, basta conhecer as regras lógicas de análise de sistemas»
– «Permite incorporação de novos procedimentos, ficando disponíveis nas aplicações desenvolvidas»
– «Flexibilidade, adequação, fiabilidade e velocidade de resposta»
– «Qualquer um dos consultores Quidgest ‘programa’ tão bem quanto o melhor programador de que dispomos em cada área específica»
Patrícia Neca
(patricia.neca@centrodecontacto.com)
2002-10-12
http://www.quidgest.pt
Relatórios – People