803 — Quidgest lança Sistema de Gestão de Recursos Humanos para privados

Oct 16, 2002 | Conteúdos Em Português

A Quidgest acaba de lançar, no mercado português, a sua nova aplicação para gestão de Recursos Humanos em empresas privadas, chamada «Sistema Integrado para a Nova Gestão de Recursos Humanos». Facilidade de utilização, rapidez na obtenção de resultados e transparência são algumas das vantagens deste produto, defende a Quidgest.

A Quidgest, empresa portuguesa de Consultoria e desenvolvimento de Sistemas de Informação de Gestão, foi pioneira na informatização da Administração Pública portuguesa. Esta empresa desenvolve, há vários anos, nomeadamente desde 1995, Sistemas de Informação na área de Recursos Humanos e Vencimentos direccionadas ao sector da Administração Pública. A novidade deste produto que começa agora a ser comercializado é o facto de se destinar a empresas privadas.

Conforme explica Luís Estrela, Consultor e Coordenador da Área de Projectos Especiais da Quidgest, “a ideia foi adaptarmos o nosso produto ao sector privado”. O caminho começou a ser percorrido há cerca de um ano.

Esta nova aplicação foi implementada em duas organizações em Janeiro: numa empresa do ramo publicitário, e na Ordem Hospitaleira de São João de Deus. O objectivo desta experiência foi “consolidar o produto”. Passados nove meses Luís Estrela considera que “temos um produto que responde de uma forma robusta às necessidades das empresas privadas”, sendo este o “momento ideal para passar à sua comercialização”.

Esta aplicação destina-se essencialmente a “empresas com uma complexidade organizativa elevada, que procurem soluções tecnologicamente avançadas”. Luís Estrela classifica a esta aplicação como “multi-empresa”, ou seja, destinada essencialmente a “grupos que gerem várias empresas”, ou que “têm vários estabelecimentos espalhados por todo o país”.

Com este produto a Quidgest garante que as empresas “tenham uma centralização dos ficheiros de pessoal e processamento de vencimentos”, em simultâneo com a “descentralização dos resultados”, uma vez que foram desenvolvidos “interfaces próprios para os vários estabelecimentos consultarem a informação diversa que lhe diz respeito”, explica Luís Estrela.

Outra das vantagens apontada pela Quidgest para este produto é a “facilidade de utilização e rapidez de obtenção de resultados”. Luís Estrela explica que “nós desenvolvemos produtos de utilização intuitiva”, sendo esta uma “grande diferença em relação a produtos semelhantes que existem no mercado”, que são “soluções altamente complexas que demoram muito tempo a instalar e exigem uma especialização mito grande de recursos humanos”.

A nível do processamento dos vencimentos, Luís Estrela refere que “a nossa solução também permite uma maior transparência dos resultados obtidos com especificações geradas automaticamente para os cálculos efectuados”.

Além disto, esta aplicação ainda abrange “um leque de várias funcionalidades necessárias à gestão de recursos humanos”, assim como “valências tais como a gestão do conhecimento e da formação”, características a salientar porque “hoje em dia, há cada vez mais, a necessidade de rentabilizar os trabalhadores dando-lhes a formação adequada às suas necessidades e gerindo todos os conhecimentos que eles trazem”.

Por fim, uma outra característica “que advém do modo de funcionamento da Quidgest”. Estrela considera que a Quidgest “é uma empresa que faz software à medida do cliente e que responde de uma maneira rápida às necessidades”, graças à tecnologia Genio, “sistema inovador que lhe permite criar programas informáticos totalmente funcionais, nas mais diversas áreas de gestão”.

Relativamente aos custos do «Sistema Integrado para a Nova Gestão de Recursos Humanos», Luís Estrela diz que “variam consoante a solução pretendida e a complexidade da empresa”, porém ressalva que “em relação aos produtos topo do mercado português é uma solução de baixo custo, não sendo, todavia, de modo algum, uma solução de grandes massas”.

O objectivo da Quidgest em termos de mercado é vender pelo menos esta aplicação a 25 empresas até ao início de 2003, alargando o leque para 60 empresas até ao fim do próximo ano.

Patrícia Neca
(patricia.neca@centrodecontacto.com)

2002-10-12

 

http://www.quidgest.pt

Relatórios – People
Notícias