Por ocasião do 3º Ciclo de Conferências de Gestão Social 2002/2003, subordinado ao tema Conhecimento, Inovação e Gestão: Perspectivas Mundiais e Portuguesas no Séc.XXI, Ladislau Dowbor assinalou que a questão da gestão social tornou-se central.
Segundo Ladislau Dowbor , Licenciado em Ciências Económicas pela Escola Central de Planeamento e Estatística de Varsóvia, a questão que se coloca actualmente é que, enquanto as áreas produtivas dispõem de um sólido sistema teórico sobre a sua gestão, a área social não dispõe dos paradigmas de gestão correspondentes, ficando a oscilar entre a burocracia estatal ultrapassada e privatizações desastrosas.
Na sua óptica, os serviços sociais são diferentes, necessitando de respostas específicas. A questão da gestão social tornou-se central, afirma.
Neste sentido, explica que um sistema que sabe produzir mas que não sabe distribuir, não é suficiente. Sobretudo se, cumulativamente, lança milhões no desemprego, dilapida o meio ambiente e remunera mais os especuladores do que os produtores.
Para o crescimento económico, Ladislau Dowbor diz que é também necessário um investimento ao nível do ser humano, na sua formação, na sua saúde, na sua cultura, no seu lazer, na sua informação. A dimensão social do desenvolvimento deixa de ser um complemento, para se tornar um dos componentes essenciais da transformação social que vivemos, finaliza.
Por Catarina Cristão
(catarina.cristao@centrodecontacto.com)
2002-10-11
http://ppbr.com/ld
Notícias – Indústria