779 — Unisys Portugal e Grupo SAG desenvolvem projecto na área de Outsourcing de serviços de suporte aos utilizadores finais de TI

Oct 10, 2002 | Conteúdos Em Português

unisyslogoA Unisys Portugal e o Grupo SAG divulgam, hoje, o projecto de Outsourcing de serviços de suporte aos utilizadores finais de TI resultante da parceria estabelecida entre as duas empresas, nesta área, no início do ano.

Este projecto, o primeiro na área das tecnologias de informação que cruza todas as empresas do maior Grupo automóvel nacional (SIVA, Multirent, Globalrent/Sixt, Globalcar, SIVAonline, AA00, LGA, Soauto e SAG Serviços), arrancou no passado dia 1 de Julho e tem por base um contrato no valor estimado de 1,6 milhões de dólares, com uma duração de três anos e renovável por iguais períodos.

O objectivo principal da parceria é profissionalizar e uniformizar os serviços de apoio e suporte aos utilizadores finais de TI das empresas do sector automóvel lideradas por João Pereira Coutinho e, também, assegurar a monitorização da rede e sistemas, a gestão de inventário, IMAC’s (Instalations, Moves, Adds and Changes) e apoio na renovação tecnológica. Actualmente o serviço abrange cerca de 680 colaboradores do Grupo SAG.

Os serviços prestados pela Unisys ao Grupo SAG, englobam o helpdesk, a gestão do parque informático, de redes, desktops, impressoras e centros de dados, para além do suporte a aplicações.

Os serviços específicos de gestão de rede acordados e implementados para as empresas do Grupo, envolvem a gestão de funções e processos com um número elevado de transacções, permitindo aos profissionais conhecerem e fixarem quais os custos de manutenção e suporte das actuais infra-estruturas e dedicarem-se quase, exclusivamente, ao negócio automóvel. Para além disso, ainda permite a flexibilidade da estrutura de suporte, sendo possível de adaptar à medida das necessidades.

Segundo Nuno Castel-Branco, Administrador da SAG.com e coordenador do Comité Tecnológico do Grupo SAG, a implementação deste projecto “permite a standardização dos processos de suporte aos utilizadores finais de TI em todas as empresas do Grupo e em todas as suas localizações geográficas, possibilitando um controlo dos níveis de serviço baseado em métricas acordadas contratualmente”.

Por outro lado, o mesmo responsável refere, ainda, benefícios na eficiência da gestão das equipas internas de TI dado que “se enfocam principalmente no desenvolvimento e suporte das aplicações específicas de negócio garantindo, assim, respostas mais rápidas aos requisitos das áreas de negócio, o que é crítico para manter a competitividade das empresas do Grupo SAG”.

Para Pedro Guerreiro de Sousa, Country Manager de Global Networking Services da Unisys e responsável pela coordenação e operação deste projecto para o Grupo SAG, “os nossos diferenciadores centram-se na conjugação de dois elementos: por um lado, a experiência e reputação na assistência e suporte a ambientes mission critical e desktop e, por outro, a integração das nossas ferramentas de gestão dos serviços com a função de helpdesk, enquanto ponto único de contacto dos utilizadores. O objectivo é profissionalizar, de modo racional, os serviços de suporte ao ambiente TI existente e manter os custos controlados.”

Segundo o mesmo responsável da subsidiária portuguesa, “estamos a integrar as funções tradicionais da Unisys com um helpdesk altamente especializado (em particular nas aplicações Microsoft), situado nas nossas instalações e que funciona, desde o dia 1 de Julho, com uma equipa composta por 13 profissionais em regime de turnos, a nível central. Esta equipa tem por função monitorizar e gerir todo o ambiente tecnológico 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a sua eficácia e performance” – referiu. A gestão dos vários serviços é assegurada por uma equipa de Project Management Office da Unisys e o helpdesk é, do ponto de vista operacional, a peça central do projecto, com índices de resolução de problemas à primeira chamada situado acima dos 80%.

Para Pedro Guerreiro de Sousa, “estamos, neste ano de 2002, na rampa de lançamento dos serviços de Outsourcing, no que respeita às áreas de competência da companhia. Por isso, quando fazemos a análise das necessidades de uma empresa, em virtude de o objectivo máximo ser optimizar e gerir a infra-estrutura existente, aconselhamos as seguintes áreas de apoio:

– Serviços de gestão do Programa/Contrato
– Serviços de Helpdesk e suporte local
– Manutenção Break&Fix de Hardware e Software
– Gestão de Inventário
– Gestão de sistemas
– Gestão de mail
– Procurement e renovação tecnológica
– Gestão de rede
– Serviços consultivos de segurança
– Business Processing Outsourcing
– Serviços de Consolidação e Datacenter
– Gestão de Back-up’s e Storage
– ‘Customer Centric Solutions’

Ao longo dos últimos anos, o Grupo SAG dedicou-se fundamentalmente à construção de um projecto integrado e multimarca, centrado no comércio e serviços para o sector automóvel, que se tem pautado por um forte crescimento no mercado nacional.

Em 2001, uma nova etapa foi percorrida com o início da expansão internacional na área dos Serviços Automóvel, consciente de que é a via para continuar a crescer e a melhorar os níveis de produtividade e rentabilidade das empresas.

Foi neste enquadramento, que o Grupo SAG decidiu fazer o outsourcing do serviço de suporte aos utilizadores finais de TI à Unisys Portugal, o parceiro tecnológico reconhecido pela sua experiência na área de Managed Network Services (MNS).

Para Nuno Castel-Branco, “a implementação deste projecto no Grupo SAG só foi possível dado que se fez uma análise de quais seriam os custos para garantir o nível de serviço desejado aos utilizadores, por equipas internas, ou por empresas de outsourcing e concluiu-se que, tal como em tantas outras áreas, as empresas de outsourcing estão em melhores condições de prestar o mesmo nível serviço, por um custo mais reduzido dado que beneficiam de economias de escala e são especializadas nessas actividades”.

Numa óptica de redução de custos directos e indirectos, bem como de melhor adaptação dos recursos aos meios humanos existentes, o projecto será determinante para as empresas do Grupo SAG poderem focalizar-se no seu core business e utilizarem as ferramentas existentes para outros desafios.

Unisys investe no desenvolvimento da área de negócio MNS

Com o investimento na implementação do helpdesk para o Grupo SAG, a Unisys Portugal iniciou também a aposta no desenvolvimento desta área de negócio, que prevê venha a corresponder a cerca de 12% da facturação da subsidiária, num período de cerca de 18 meses.

A actual estratégia da Unisys aposta no incremento de contratos de infra-estruturas para clientes, estando o outsourcing de TI e os processos de negócio em linha com o crescimento a muito curto prazo previsto pelos analistas para o sector de outsourcing. Segundo previsões do Gartner e IDC, em 2005, os encargos exclusivamente no outsourcing de TI global atingirão os 150 mil milhões de dólares. A Unisys continua a consolidar a sua prática de outsourcing com serviços e soluções personalizados que melhor satisfazem as necessidades específicas dos seus clientes, o negócio e as exigências de TI.

http://www.unisys.pt

Dossiers-Empresas