754 — APDC anuncia 12º Congresso das Comunicações

Oct 8, 2002 | Conteúdos Em Português

apdcLisboa, 8 de Outubro de 2002 – A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt), acaba de anunciar a realização do 12º Congresso das Comunicações nos dias 26, 27 e 28 de Novembro, no Centro de Congressos da FIL – Junqueira, em Lisboa.

O evento, que decorre anualmente sob a chancela da APDC, conta com a presidência de António Lobo Xavier e reúne os principais protagonistas do sector em três dias de debate sobre o panorama das TMT em Portugal e as perspectivas de evolução de um sector que atravessa, neste momento, importantes alterações de fundo.

“O arranque da terceira geração móvel, a televisão digital terrestre e a afirmação da sociedade da informação continuam a ser algumas das questões incontornáveis deste Congresso da APDC. Com a aproximação do fim de mais um ano de trabalho, creio que este é o momento oportuno e o local certo para fazer um balanço retrospectivo e, ao mesmo tempo, o reajuste das expectativas para o sector das TMT”, comentou António Lobo Xavier, Presidente do 12º Congresso das Comunicações.

O contexto de recessão económica e o consequente risco acrescido como natural condicionante do investimento, bem como as questões do novo contexto regulatório obrigam a definir e reenquadrar posicionamentos face ao mercado.

Paralelamente a estes temas, que suscitam algumas das mais apaixonadas discussões, estará também aberto o debate em torno do advento do UMTS, da expansão da banda larga, da televisão digital terrestre e dos novos modelos de negócios associados às TMT e a todos os sectores económicos que são transversalmente afectados pela evolução do sector.

“Que futuro para o sector das Comunicações e Media em Portugal?”

Uma das grandes novidades deste 12º Congresso é a apresentação das principais conclusões de um estudo conjunto da APDC, AT Kearney e Obercom, que decorrerá durante a Sessão de Abertura do Congresso.

A equipa de estudo reuniu-se com o objectivo de avaliar a importância do sector para o desenvolvimento económico e social de Portugal, o próprio desenvolvimento do sector no contexto nacional e as perspectivas futuras e suas implicações para os principais agentes socio-económicos.

“A apresentação das conclusões do estudo sobre as TMT em Portugal é uma das grandes novidades do Congresso deste ano. Reunimos uma grande equipa em torno desta investigação e pudemos contar com os mais ilustres profissionais da AT Kearney e do Obercom. Penso que vai ser um óptimo ponto de partida para os três dias de debate do 12º Congresso das Comunicações”, afirmou Luís Ribeiro, Presidente da APDC.

O estudo centra-se em quatro áreas chave: a importância do sector para Portugal; as perspectivas de evolução; os principais desafios para o sector; os principais impactos na sociedade. Desta forma, a abordagem centrou-se na análise da situação actual (análise da procura, análise da oferta, análise económica e social), nas perspectivas de evolução futura (tendências internacionais, principais eixos de desenvolvimento, principais desafios, impactos económicos e sociais) e nas recomendações (agentes do sector, regulação e estado, população activa no sector).

Customer Lounge e Sessões Paralelas

Para além da promoção do debate e da reflexão dos temas estratégicos do sector, o 12º Congresso das Comunicações visa também proporcionar às empresas patrocinadoras gerais da APDC e do Congresso, um espaço multifuncional onde estas possam desenvolver a relação empresa/cliente e maximizar a sua visibilidade num ambiente que é naturalmente propício a esta aproximação.

Os patrocinadores do 12º Congresso terão ainda ao seu dispor um espaço onde poderão organizar livremente sessões destinadas à apresentação de temas específicos ou a demonstrações técnicas. As Sessões Paralelas não são exclusivamente dirigidas aos congressistas pelo que estarão abertas, de um modo geral, ao público profissional e aos convidados das empresas dinamizadoras do espaço.

SOBRE A APDC

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, foi criada em Novembro de 1984, como instituição de utilidade pública sem fins lucrativos. Com a missão de acompanhar de muito perto a evolução do sector em Portugal e gerar um polo de debate, a APDC tem vindo a desenvolver actividades, desde então, no sentido de reflectir as grandes tendências deste mercado na sociedade portuguesa.

Hoje, com cerca de 2000 sócios individuais e cerca de 200 empresas associadas, a APDC fomenta e desenvolve várias actividades ao longo do ano, desde seminários a jantares-debate, passando pela criação de um novo certame dedicado à área do Multimédia, até à publicação mensal da revista Comunicações, atingindo o auge das suas actividades com a realização anual do Congresso das Comunicações, este ano na sua 12ª edição.

Mais informações sobre a APDC podem ser encontradas no seu site: www.apdc.pt.

Dossiers-Empresas