Aos 43 anos e licenciada em Engenharia Electrotécnica pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, Vera Araújo é a responsável pela implementação da Selta em Portugal.
Casada e mãe de três filhos, Vera Araújo afirma ter uma vocação natural para o ensino. Se não tivesse actualmente em mãos o projecto de implantar a Selta em Portugal, estaria a dar aulas, actividade que desenvolveu aos 19 anos e onde pretende acabar os seus dias.
Considera que nunca esteve totalmente desligada do ensino, porque todos os projectos que abraçou, até à data, estavam ligados à área comercial das vendas, onde geria equipas e trabalhava na formação de pessoas e entidades.
É licenciada em Engenharia Electrotécnica pela escola Politécnica Federal de Lausanne, e tem um MBA da Universidade Católica de Lisboa. Começou a carreira profissional na Siemens como Engenheira técnico-comercial e passados seis anos ingressou na DEC (Digital Equipment) onde assumiu as funções de gestora de conta no mercado das telecomunicações.
Segue o seu percurso na Comnexo, Operadora de Serviços Complementares Fixos, e mais tarde na Portugal Telecom como responsável pelo projecto dos Agentes Empresariais PT, durante cinco anos.
Neste momento, Vera Araújo considera que ingressar na Selta é um retorno às origens, às telecomunicações, numa empresa de serviços que pretende embarcar também na comercialização.
Afirma ser honesta e frontal, dizendo o que pensa, apesar de o nascimento dos filhos a ter tornado numa pessoa mais prudente, madura e menos impulsiva nos seus actos. Considera o voluntariado excessivo um defeito seu, talvez um resto não controlado da impulsividade de jovem.
Abraço muito as coisas, e ponho muito de mim própria em tudo o que faço. A sua família absorve muito do seu tempo e Vera Araújo diz que só tem tempo livre quando tem oportunidade para sair de casa e dar umas escapadinhas ao Algarve ou ao Norte.
Por Catarina Cristão
(catarina.cristao@centrodecontacto.com)
Em Foco – Pessoa