Termina hoje, sexta feira, dia 4, a Semana da Integração de Aplicações & Web Sevices, no Centro Cultural de Belém, organizada pela Sinfic, uma empresa que actua na área dos Sistemas e Tecnologias da Informação. Ao longo de oito dias foram abordadas diversas questões relacionadas essencialmente com as tecnologias que suportam o EAI – Enterprise Architecture Integration.
A conferência central deste evento decorreu no passado dia 2, com a comunicação de Mássimo Pezzini, Vice Presidente da Gartner Group, especialista nas áreas de Application Servers, Component Software Technology, Web Services Architecture, Application Integration e Middleware for Mobile and Wireless Applications.
Pezzini começou por falar de “J2EE, .Net and Web Sevices: Software Architectures for the new enterprise“. Do ponto de vista do VP da Gartner a plataforma J2EE é mais robusta em termos de back office, enquanto que a .Net apresenta-se mais eficaz em termos de interfaces. Salientou, todavia, que “numa grande empresa será inevitável não ter estas duas plataformas”.
Pezzini sublinhou, porém, que “a questão mais importante não é qual das plataformas ter, mas sim quando poderão ambas estar integradas” , uma vez que “as duas se complementam” . A recomendação que o VP da Gartner deixou aos participantes da conferência foi que o essencial é conseguir “compreender os pontos fortes da J2EE e da .Net e usar as duas tecnologias do modo mais apropriado”.
O conceito de EAI surge para tentar resolver o problema da integração das aplicações nas empresas. Segundo a Sinfic, “a tecnologia EAI irá aligeirar o enorme peso que a integração de sistemas representa hoje para qualquer empresa de média/grande dimensão”. O grande objectivo desta infra-estrutura é evitar a “entropia que se constata actualmente nas arquitecturas de sistemas e tecnologias da informação”.
Além disso, o ritmo de inovação que o mercado das TI impõe obriga a que se tentem desenvolver soluções no sentido de se criar uma arquitectura de integração das aplicações de modo a que os SI mais antigos consigam conviver com os novos e todos uns com os outros.
Mário Noronha, Director de Markting da Sinfic, fez um balanço positivo da Semana de Integração de Aplicações e Web Services, considerando que foi um evento onde “apareceram novos protagonistas” para discutir “um problema crítico nas organizações” , que é a integração de aplicações e adequação das Arquitecturas SI/TI aos desafios que se colocam às organizações no âmbito do desenvolvimento das chamadas “Real-Time Corporations ” .
Patrícia Neca
patrícia.neca@centrodecontacto.com
http://www.sinfic.pt
Eventos – Conferências