A Boyden Global Executive Search, empresa especializada no recrutamento e selecção de recursos humanos para Top e Middle Managment, divulgou hoje, à imprensa, a metodologia que utiliza na selecção dos candidatos mais adequados para cargos de gestão ou direcção de departamento em empresas do sector das TMTs (Telecomunicações, Multimédia e Tecnologias da Informação).
Nas palavras de Fernando Neves de Almeida, Manager Partner Senior da Boyden Excutive Search, em Portugal, a sua função é fazer casamentos felizes de pessoas com empresas. Há quatro componentes que permitem atingir este objectivo. Em primeiro lugar é importante determinar a fase de negócio em que a empresa que quer recrutar quadros superiores se encontra: arranque, crescimento, maturidade e mudança.
Em segundo lugar interessa saber qual a cultura da empresa: inovação, responsabilidade, respeito ou conformidade. De seguida analisam-se as experiências profissionais de sucesso dos candidatos, enquadrando-as nas diferentes fases de negócio e tipo de cultura das empresas em que trabalharam. Da análise cruzada destes componentes surge assim o perfil tipo do candidato:
– inovador
– empreendedor
– engenheiro
– economista
No que se refere ao mercado das tecnologias da informação e telecomunicações, a Boyden defende que há pessoas adequadas ou desadequadas ao momento estratégico e cultura da empresa, ou seja, o tipo de gestão que garantiu o sucesso da empresa em fase de arranque e crescimento, nem sempre é o mais adequado às fases de maturidade e mudança, situação actual de muitas das empresas deste sector em Portugal.
Neves de Almeida lamenta que este tipo de serviço continue a ser pouco utilizado em Portugal, uma vez que, conforme afirma, a maioria dos gestores e empresários precisavam de ser melhores.
Em 2000 e 2001 cinquenta por cento dos serviços solicitados de executive search provieram de empresas do sector das tecnologias da informação, uma média de 200 processos por ano. Neves de Almeida, realça que as TMT´s têm uma cultura diferente das restantes empresas, porque são áreas de inovação constante. Face a estas características específicas nem toda a gente tem capacidade para operar nas diferentes culturas.
A Boyden é uma empresa líder de executive search, com 65 escritórios espalhados por 41 países. Foi fundada em Nova Iorque em 1946 por Sydney Boyden, um consultor de gestão pioneiro numa abordagem de executive search que pretende preencher todos os requisitos. Esta empresa entrou em Portugal em 1986 pela mão de Emídio Campello, sendo a primeira do género no país. Desde então a Boyden teve um crescimento de cem por cento até 2000, e de trinta por cento até Maio de 2002.
http://www.boyden.com/