Lisboa, 20 de Setembro de 2002 A ONtheGO, empresa portuguesa de consultoria e desenvolvimento de soluções e produtos wireless para o mercado de m-business, desenvolveu, especificamente para o sector da construção, uma aplicação móvel denominada Mobile Engineering.
Mobile Engineering é o nome da solução desenvolvida pela ONtheGO, especificamente para o sector da construção, que permite a gestão de obras em tempo real, recorrendo à tecnologia GPRS.
A aplicação possibilita a recolha in loco de informações que são imediatamente transmitidas e integradas no sistema central de gestão de obras. O objectivo é aumentar a eficiência e rapidez do processo de comunicação entre os serviços centrais de cada empresa e as equipas no terreno, geograficamente dispersas.
A aplicação é instalada num PDA (Personal Digital Assistants) e recorrendo à tecnologia GPRS (General Packet Radio System) permite a sincronização wireless de informação entre os dispositivos, na posse dos chefes de obra, espalhados por diferentes locais, e o sistema informático de gestão central de obras, proporcionando uma melhor gestão dos recursos disponíveis no terreno.
De acordo com Michael Botelho, CEO (Chief Executive Officer) da ONtheGO, o Mobile Engineering é um sistema criado a pensar nas empresas de construção, que permite melhorar e automatizar os processos de gestão e controlo de obra, tornando mais fácil o cumprimento dos prazos. Acrescenta que as equipas de obras espalhadas pelo país podem assim, através dos reports dos chefes de obra, comunicar de forma eficaz e bi-direccionada com os serviços centrais das empresas.
Entre as principais funcionalidades do Mobile Engineering destacam-se:
1) Registos diários descrição pormenorizada das actividades no terreno e dos motivos de não-produção, facilitando aos Engenheiros de Obra a análise dos dados de forma simples e rápida possibilitando a tomada de medidas correctivas de forma a minimizar/corrigir os possíveis desvios ao planeamento de Obra;
2) Controlo de máquinas e equipamentos de desgaste rápido;
3) Gestão de Recursos Humanos em Obra:
3.1) Registo de horas de trabalho: Controlo das horas de trabalho é feito agora ao dia, de uma forma simples, rápida e para cada membro da equipa de terreno. As horas efectivas de trabalho inseridas na aplicação e enviadas directamente para o Sistema Central de Recursos Humanos, simplificando a tarefa de processamento de salários.
3.2) Registo Faltas: Possibilidade de registar as faltas dos membros da equipa tipificando-as, o que vem facilitar os processos da área de Recursos Humanos.
3.3) Alteração de Equipas: Possibilidade de movimentação de funcionários entre equipas directamente no terreno, permitindo registo de controlo por parte dos Engenheiros Coordenadores de Obra e também pela equipa de Recursos Humanos;
4) Sincronização – Envio dos dados recolhidos diariamente para o Sistema Central possibilitando aos intervenientes no processo de negócio, o acesso rápido à informação.
Em conclusão, o Mobile Engineering direccionado para o sector da construção demonstra a aposta da consultora portuguesa em dotar sectores tradicionais, como é o caso da construção, de soluções de mobilidade que optimizem o seu ritmo laboral.
http://www.onthego.pt
Dossiers-Empresas