595 — Ericsson impulsiona MMS

Sep 23, 2002 | Conteúdos Em Português

Logotipo EricssonA Ericsson acredita que o MMS tem o potencial para se tornar a primeira solução de Internet Móvel a alcançar um mercado de massas. Com o objectivo de contribuir para o sucesso do lançamento dos serviços MMS, a Ericsson tem desenvolvido soluções para apoiar os Operadores no desenvolvimento do seu negócio e está empenhada na criação de novos serviços e aplicações que sejam atractivos para os utilizadores de MMS.

A Ericsson demonstrou ao vivo, em Lisboa, aplicações de MMS que prometem conquistar os utilizadores e contribuir para o sucesso do mercado das mensagens multimédia.

No decorrer da conferência internacional MMS 2002, que teve lugar em Lisboa nos dias 18 e 19 de Setembro, a Ericsson demonstrou ao vivo algumas aplicações MMS que certamente irão entusiasmar os utilizadores de telefones móveis.

Em destaque estiveram as aplicações Multimedia Library e mobilehits.

Multimedia Library: A Ericsson desenvolveu uma biblioteca multimedia, onde é possível obter e guardar imagens animadas, fotos digitais e sons, com os quais se podem compor mensagens MMS. Os utilizadores registados no site Multimedia Library podem aceder a esta biblioteca móvel, compor a mensagem e enviá-la.

mobilehits: O mobilehits é um site de música que oferece serviços para telefones móveis. Aqui, o utilizador de MMS poderá obter conteúdos multimédia dos seus artistas favoritos, receber o último Top 5 com respectivos toques de chamada e wallpapers ou ainda criar um pequeno clip de música através de karaoke.

Para comprovar que as mensagens multimédia podem ser recebidas por qualquer utilizador de telefone móvel, mesmo que este não disponha da funcionalidade MMS, a Ericsson demonstrou ao vivo como a sua solução Non-MMS Phone Suport torna isto possível.

Quando uma mensagem multimedia é enviada a partir de um telefone MMS, o Multimedia Messaging Center (MMC) da Ericsson (plataforma de MMS instalada na rede do Operador móvel) verifica se o receptor da mensagem pode receber mensagens MMS e emenda o formato da notificação de MMS, de acordo com essa possibilidade. A rede envia, então, ao receptor uma mensagem SMS com um link activo a um URL onde será possível aceder ao MMS. Deste modo, os receptores das mensagens MMS podem visualizar estas mensagens mesmo que possuam apenas telefones com SMS, EMS ou WAP ou estejam a utilizar um PDA ou um computador ligado à Internet.

Segundo Jan Lindgren, Vice President, Mobile Internet Solutions, Ericsson AB, “para que o lançamento do MMS seja um sucesso é essencial que o desenvolvimento de conteúdos atractivos seja estimulado”. O mesmo responsável acrescenta ainda que “as pessoas estão dispostas a pagar por serviços móveis desde que estes sejam úteis para a sua vida pessoal ou profissional, proporcionem experiências divertidas e sejam fáceis de utilizar”.

De facto, segundo um estudo do Ericsson ConsumerLab, um centro de pesquisa de hábitos e tendências dos utilizadores de comunicações móveis, os utilizadores estão dispostos a pagar 3 ou 4 vezes mais pelo envio de um MMS do que de um SMS. Mas, tal como realça Jan Lindgren, “diferentes serviços de MMS têm diferente valor para os utilizadores, pelo que a cobrança dos serviços MMS por parte dos Operadores deverá certamente ter em conta este valor atribuído”.

A Ericsson e o MMS

A Ericsson possui uma solução ponta-a-ponta de MMS, tendo realizado a primeira demonstração ao vivo, ao nível mundial, do funcionamento deste serviço já em Março de 2001, na feira internacional CeBIT, em Hanover. Em Novembro de 2001, a Ericsson foi uma vez mais pioneira com a demonstração da transmissão de mensagens multimédia para um telefone sem funcionalidade MMS.

O primeiro lançamento comercial de serviços de mensagens multimédia aconteceu em Abril de 2002, na Hungria, e foi feito pelo operador móvel Westel utilizando a tecnologia MMS da Ericsson. Desde então, os serviços MMS foram já lançados, ou estão prestes a ser lançados, em países como: a Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Espanha, Hungria, Grécia, Áustria e Turquia.

Em Janeiro de 2002, foi atribuído à Ericsson, pela Vodafone Group Plc, um primeiro contrato global para fornecimento de MMS em vários países europeus, incluindo Portugal.

Em Maio de 2002, a Ericsson assinou um outro acordo global, desta vez com o Grupo T-Mobile, para a disponibilização de serviços MMS, durante o primeiro semestre de 2002, aos seus assinantes na Hungria, na Alemanha, na Áustria e no Reino Unido, e com outros países europeus a seguirem-se até ao final do ano de 2002.

Em Setembro de 2002, a Ericsson viu o seu forte posicionamento no MMS ficar ainda mais reforçado, ao ser seleccionada como fornecedor global da tecnologia MMS para 22 empresas da Orange SA e ao assinar o seu primeiro contrato MMS com a Orange France.

Actualmente, a Ericsson é considerada pelos analistas como o principal fornecedor de MMS, com mais de 30 sistemas comerciais contratados e mais de 90 sistemas de experimentação (trials) implementados nas redes de operadores.

http://www.ericsson.pt

Dossiers-Empresas