A ParaRede implementou a topologia de rede de comunicação de voz da EDP Distribuição. Consistindo na evolução tecnológica para IP de toda a plataforma de comunicações Ericsson MD110 da EDP Distribuição, em operação na Região Centro, a nova rede «melhora a comunicação e aumenta a produtividade dos utilizadores».
Este projecto, fruto da parceria existente entre a ParaRede e a EDP há quinze anos, «assegura a continuidade dos sistemas de comutação telefónica Ericsson».
Garantindo elevada disponibilidade de serviço e segurança nas comunicações de voz, a nova rede está distribuída por quinze sites, criando simultaneamente redundância, através da criação de circuitos para rota alternativa, em caso de falha de circuitos de rota principal.
Graças a esta evolução, o sistema «passará a disponibilizar telefonia IP directamente na LAN / WAN, possibilitando a ligação entre edifícios geograficamente dispersos através da rede corporativa da EDP», explica o responsável da ParaRede pelo desenvolvimento do projecto, Paulo Simões .
O serviço de telefonia passará a ser assegurado aos utilizadores através de telefones IP ou através de Softphones instalados nos PCs de cada utilizador. Poderão, também, ser implementados sistemas de trunking IP , «de modo a salvaguardar os terminais telefónicos e as larguras de banda da rede corporativa».
Além disso, os terminais telefónicos passaram a disponibilizar novas funcionalidades a portabilidade do perfil do terminal telefónico e o Mobile Extension, «os quais permitem, respectivamente, configurar o telefone com o mesmo contacto e com o mesmo perfil, independentemente do local onde estiverem a trabalhar, e configurar o telemóvel como uma extensão deste sistema», acrescenta António Campos Cristino, responsável do Gabinete de Telecomunicações da EDP Distribuição .
2006-01-04
http://www.pararede.com
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria