A FCCN, Fundação para Computação Científica Nacional já tem condições para registar na hora o domínio na Internet das empresas criadas a partir da iniciativa Empresas na hora. A entidade assinou hoje, 23 de Novembro, um protocolo com o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ) e o Registo Nacional de Pessoas Colectivas, para regular as condições em que se efectua o registo do nome de domínio, registado em .PT, das sociedades comerciais constituídas no âmbito desta iniciativa.
Esta iniciativa permite a constituição imediata de sociedades num só balcão e abrange as sociedades comerciais unipessoais, por quotas ou anónimas. Assim, a FCCN irá efectuar directamente, através do registo de domínios de .PT, o registo do nome da empresa como nome de domínio, para todas as sociedades comerciais constituídas no âmbito desta iniciativa, que lhe forem comunicadas pelo ITIJ , e de forma gratuita no primeiro ano.
De acordo com Luisa Lopes Gueifão, directora do Registo de Domínios de .PT , «esta iniciativa contribuirá para colocar as empresas assim constituídas com uma janela na Internet e promoverá o .PT como o Domínio dos Portugueses».
Através do web service disponibilizado pelo ITIJ e do método pesquisa diária de pactos, a FCCN irá obter diariamente a lista das empresas constituídas nesse dia.
De acordo com este protocolo, o domínio ficará alojado na FCCN com a activação de uma página modelo, sendo o ITIJ a entidade gestora, até que a empresa assuma a gestão do domínio através do envio de todos os elementos necessários à FCCN, em conformidade com as Regras de Registo de Domínios em .PT em vigor.
Recentemente, o Governo anunciou a criação de mais 24 centros de atendimento para a constituição de empresas na hora, com o objectivo de alargar estes balcões únicos a todas as capitais de distrito do continente.
Segundo dados recentes, a FCCN já concedeu 1.117 domínios em .PT.
Fonte: FCCN
2005-11-24
Em Foco – Pessoa
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA