Já só faltam quatro meses para a edição 2006 daquela que é considerada a maior feira mundial na área das tecnologias de informação, telecomunicações, software e serviços de informática – CeBIT. O tema central será ‘Digital Solutions for Work & Life’. Portugal deverá estar presente com cinco empresas.
Katharina Siebert, Relações Públicas e Responsável pelo Departamento de Imprensa da Deutsche Messe AG, referiu aquando da sessão de apresentação do evento em Portugal, que a Feira a decorrer entre os dias 9 e 15 de Março, em Hannover, vai ocupar uma área de exposição útil de 312.500 m2 e contabilizar o maior número de expositores de sempre. A título provisório afirmou que estarão presentes 3020 expositores provenientes da Alemanha e 3330 oriundos do estrangeiro. O que face à edição de 2005 representará um acréscimo de 54 expositores. À semelhança do que se verificou na edição anterior, em que a Feira registou meio milhão de visitantes, Taiwan e China continuarão a liderar em termos de participações, com 766 e 389, respectivamente.
Siebert destacou como segmentos temáticos da CEBIT 2006 a vertente de «Business Proccesses», «Digital Equipment & Systems», «Communications», «Banking&Finance», «Public Sector Parc», «Future Parc». Disse que a Feira abordará ainda os temas emergentes do «Outsourcing» e «Telemática e Navegação».
No que concerne à participação portuguesa, estão já confirmadas as presenças da Mactek e da Aveidigital Produtos de Telecomunicações, com uma área de exposição de 85m2. Segundo a organização, outras empresas nacionais já mostraram interesse em fazer parte desta Feira que lhes permite chegar a novos mercados ao divulgarem os seus produtos junto de potenciais parceiros de negócio, pelo que admite que o número de expositores portugueses se eleve a cinco. Para tal, acredita que poderá ser determinante a oferta «Newcomer Special» que a organização dirige sobretudo às empresas de menor dimensão «novatas» no certame. Por um valor de 4.990 euros é-lhes atribuído um stand com 15m2, aberto de um lado, mobiliário, serviços de apoio como limpeza e fornecimento de corrente eléctrica, divulgação da empresa no catálogo e no site da feira, oferta do catálogo de 3 passes de expositor e 300 bilhetes de visitantes.
Na edição de 2005 estiveram presentes três expositores portugueses. Desde o nascimento da CeBIT, e de acordo com dados divulgados pelo ICEP, 50 empresas nacionais já expuseram neste espaço. Para mais informações visite: http://www.cebit.de
Catarina Rodrigues
2005-11-10
Em Foco – Opinião