A REFER vai modernizar o troço da Linha da Beira Baixa com o sistema de comunicações NEC Rádio Solo-Comboio. A NEC Portugal vai instalar este sistema para o troço Mouriscas A Castelo Branco.
Este projecto de Engenharia insere-se no âmbito da modernização que a REFER tem vindo a desenvolver na Linha da Beira Baixa, nomeadamente ao nível da electrificação da linha, com a implementação de tecnologias de última geração nos domínios da sinalização, telecomunicações ferroviárias, telecomando e Rádio Solo-Comboio.
Este sistema de comunicações, em serviço em toda a ferrovia nacional já electrificada, permite fazer um controlo de circulação mais seguro, mediante comunicações por voz e dados, bem como transmissão de mensagens entre o comboio e o regulador em terra ou vice-versa, proporcionando ao operador ferroviário melhores condições para explorar e gerir o material circulante ao longo das linhas férreas.
«Com este sistema NEC Rádio Solo-Comboio a funcionar sobre tecnologia IP e já preparado para os próximos desafios do GSM-R, a Ferrovia Nacional passou a usufruir no presente de tecnologia preparada para o futuro», afirma Armando Xavier, director comercial da NEC Portugal para o mercado das Comunicações Ferroviárias.
Este sistema, que utiliza actualmente a banda de UHF para a emissão e recepção, é composto por um número de estações base instaladas ao longo do percurso, com a função de estabelecer a ligação entre as instalações fixas da REFER e os rádios de cabina instalados a bordo do material circulante. O sistema assenta sobre uma rede IP, ao longo de todo o país, que suporta igualmente o equipamento regulador digital que controla permanentemente a actividade da exploração ferroviária. O regulador digital está já potenciado para o funcionamento em modo GSM-R (modo GSM-Railway ), bem como os equipamentos de bordo.
2005-09-05
Notícias – Indústria