O Grupo SIA, que integra a CESCE SI, vai fornecer a tecnologia de infra-estrutura de chave pública da Entrust no projecto do BI electrónico espanhol, recentemente adjudicado pela Dirección General de la Policía ao consórcio formado pelas empresas Telefónica, Indra e Software AG. Esta tecnologia de chave pública irá gerir as chaves e os certificados digitais, permitindo a utilização de serviços de autenticação e assinatura electrónica.
A solução foi concebida para fornecer uma arquitectura «com as máximas exigências de flexibilidade, rendimento, escalabilidade e segurança». Nos próximos anos «serão emitidos certificados digitais para mais de 40 milhões de cidadãos, o que representará a maior implementação em todo o mundo, deste tipo de projecto», lê-se em comunicado.
Além de medidas de segurança física, para garantir a segurança da informação, o BI electrónico contará com um certificado digital para a autenticação e outro para a assinatura electrónica. Paralelamente, a infraestructura centralizada irá basear-se numa hierarquia constituída por Autoridades de Certificação e Autoridades de Registo, a implementar em Comissariados, onde os cidadãos poderão obter, com uma única visita, o novo BI electrónico.
Todos os componentes da infra-estrutura de chave pública do Documento Nacional de Identidade electrónico foram validados, quer pelos respectivos fabricantes, quer por entidades de certificação independentes. A solução proposta pela SIA dispõe, entre outras, das certificações internacionais FIPS 140-1 e Common Criteria , o que garante que a concepção e a implementação de todos os componentes da mesma se baseiam em standards e cumprem com todos os critérios internacionais de segurança.
2005-08-17
http://www.cesce.pt
Em Foco – Empresa
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE