A Autoridade Nacional das Comunicações – Anacom alertou para o facto de haver indícios de falta de concorrência efectiva entre os operadores móveis. A TMN, Vodafone e Optimus foram acusadas de não terem acompanhado, com uma redução nas tarifas, a descida generalizada dos custos.
Em comunicado divulgado recentemente, a Anacom diz que os operadores «não oferecem serviços de acesso às suas redes (incluindo o acesso indirecto e o acesso a serviços de cartões virtuais de chamadas) que permitam a outras entidades oferecer serviços retalhistas». «Portugal é um dos poucos países da União Europeia onde os únicos prestadores a oferecer serviços móveis de retalho são os operadores de rede», concluiu a entidade.
A TMN, Vodafone e Optimus foram mesmo acusadas de ter mantido inalterados os preços, «num comportamento não consistente com a descida generalizada dos custos». A Anacom vai agora avaliar os efeitos no mercado da entrada de novas ofertas, como a Uzo, Rede 4, Rede 5 e Uno, antes de a um estudo mais exaustivo.
2005-08-16
http://www.anacom.pt
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Opinião