A Alcatel e o grupo de media Shanghai Media Group (SMG) criaram recentemente um laboratório IPTV (Internet Protocol Television), em Xangai, para desenvolver a comercialização dos serviços IPTV na China. Tratando-se da primeira iniciativa do género na China, o laboratório integra o Asia Pacific IPTV Solution Center da Alcatel, sendo gerido pela filial chinesa Alcatel Shanghai Bell .
O projecto conjunto do fornecedor de equipamentos de telecomunicações e do fornecedor de conteúdos visa favorecer o desenvolvimento da televisão por IP na China. Neste laboratório, a Alcatel integra os conteúdos audiovisuais e equipamentos da rede SMG com a arquitectura de distribuição IPTV completa, incluindo os respectivos terminais.
A equipa, composta por peritos em IPTV de ambas as empresas, irá trabalhar no sentido de desenvolver soluções digitais de gestão de direitos (DRM), uma plataforma de gestão para o controlo da difusão e plataformas de integração de conteúdos e de gestão de serviços, adaptadas às necessidades dos fornecedores de serviços chineses. Paralelamente, realizará estudos aprofundados sobre diversos casos práticos de aplicação do serviço IPTV, «a fim de propor uma gama completa de serviços de consultoria para ajudar os operadores no lançamento de serviços de IPTV rentáveis».
Em Junho de 2004, a Alcatel e a SMG assinaram um acordo de parceria estratégica, que prevê uma cooperação alargada no acesso de banda larga e no vídeo móvel, segundo o qual a Alcatel irá integrar os conteúdos de TV e vídeo da SMG na rede 3G da Alcatel e nas soluções de acesso de banda larga.
2005-07-15
Em Foco – Empresa