O 10º Encontro Ericsson/Semanário Económico reuniu em Lisboa, no final de Junho, especialistas da área de telecomunicações, marketing e publicidade, que avaliaram a importância do Mobile Marketing «enquanto uma realidade que tende a crescer e a ganhar terreno no contexto do marketing mix das empresas».
Sob a temática As novas ferramentas de marketing para a comunicação móvel, os oradores convidados apresentaram as vantagens que o Mobile Marketing oferece às marcas, bem como os modelos de implementação junto de diferentes públicos-alvo. Portugal tem uma taxa de penetração nas comunicações móveis perto dos 100%, o que só por si revela o potencial desta nova ferramenta em todas as marcas.
Edson Athayde, publicitário e moderador do evento, salientou a utilidade desta nova ferramenta de relacionamento com o cliente, que deverá ser complementada, segundo o criativo, «com criatividade com impacto e uma utilização adequada».
Os dez mandamentos do Mobile Marketing foram enunciados por José Guedes, general manager da Proximity Data, que apresentou um estudo segundo o qual cerca de 76% das pessoas referem serem totalmente dependentes do seu telefone móvel, o que reforça o potencial promocional deste aparelho.
Para João Sacchetti, responsável pela área de New Business na Lagos Sport, esta nova forma de marketing está a tornar-se um veículo de comunicação imprescindível na realização de eventos, permitindo aceder através do telemóvel a jogos, pontuações, apostas, passatempos, reserva de bilhetes ou imagens.
Reinhold van Ackeren, mobile marketing director do Grupo Ericsson finalizou o encontro com alguns exemplos de modelos de negócio para o Mobile Marketing implementados com sucesso. Ackeren sublinhou que no ano 2010, cerca de 42% dos investimentos em Mobile Marketing deverão estar relacionados com Mobile TV .
2005-07-06
Em Foco – Opinião