«O mercado nacional das soluções de segurança informática tem conhecido um forte crescimento nos últimos anos, tendência que se irá manter no médio prazo». A conclusão é da IDC, para quem «em 2005 o investimento crescerá 11,8%, atingindo este mercado os 126,3 milhões de euros», como foi divulgado no briefing que a consultora dedicou recentemente ao tema ‘Security, Business Continuity & Storage’.
A IDC reuniu no Centro Cultural de Belém duas centenas de responsáveis empresariais e os principais fornecedores de soluções nesta área para esta IDC Briefing Session.
Assim, as medidas de salvaguarda da informação e dos sistemas face a desastres, o acesso ilegítimo a redes de telecomunicações e a sistemas informáticos, e a captura e utilização criminosa de dados de negócio e pessoais, prometem continuar a estar na ordem do dia.
Para ajudar os responsáveis empresariais na tomada de decisões sobre estas matérias, a IDC trouxe a Lisboa e juntou no CCB peritos e responsáveis de fornecedores de soluções como a Symantec; Hewlett-Packard; Convex; Gedas; Lucent; Secuware; DMR Consulting; Adobe; Siemens e Trend Micro, entre outros.
A maioria dos intervenientes neste seminário sublinhou precisamente a escalada de ameaças á segurança e continuidade dos negócios que se verificou nos últimos anos, com o aumento do protagonismo das redes terroristas e das redes de criminalidade informática e com a crescente incidência dos desastres naturais.Numerosos exemplos foram dissecados neste evento, como as consequências do incêndio da Torre Windsor em Madrid e as catastróficas cheias na República Checa. Para Jorge Coimbra, Administrador da IDC Portugal, “Estamos confrontados com uma situação em que a probabilidade de ocorrer um evento de baixa probabilidade, desde desastres naturais até aos ataques terroristas, aumentaram sensivelmente, facto que tem obrigado as organizações a reverem os seus planos de continuidade de negócio”.
No I-Lab, um painel criado pela IDC para fomentar a discussão e a interactividade no âmbito deste seminário, entidades como o ITIJ (Instituto de Tecnologias de Informação para a Justiça) e a Unicre discutiram com os presentes as suas estratégias de continuidade de negócio, numa sessão coordenada pela DMR Consulting
A eclosão e intensificação das ameaças criminosas e terroristas e a utilização da Internet como meio de comunicação, base de processos empresariais, e plataforma de negócios, resultou numa intensificação da procura e na correspondente subida da despesa em soluções de segurança, tornando-as numa das maiores prioridades de investimento, como se tem verificado nos resultados dos estudos realizados pela IDC.
A IDC estima o valor do mercado de soluções baseadas em dispositivos de segurança na Europa Ocidental em 495 milhões de euros (dados de 2004), com um crescimento composto de 26,7% (em termos de unidades vendidas) até 2009, atingindo os 1,1 mil milhões de euros nesse ano.
Com o mercado de soluções baseadas em dispositivos de segurança a crescer 18,1% ao ano em termos de receitas, verifica-se o crescimento das soluções integradas (UTM – Unified Threat Management) em detrimento das soluções Redes Privadas Virtuais (VPN) / Firewall e das soluções de Detecção e Prevenção de Intrusões. Se em 2004 as soluções VPN/Firewall ainda dominaram os investimentos, em 2009 as soluções integradas deverão constituir 50% das receitas de um mercado projectado de 1,1 mil milhões de euros.
Fonte: IDC Portugal
http://www.idc.pt
Em Foco – Opinião