A Alcatel assinou um contrato com a Iceland Telecom, para a modernização da rede de acesso em banda larga do operador islandês. O projecto, que deverá estar operacional a partir deste Verão, visa dar resposta ao aumento da procura de serviços Triple Play, incluindo IPTV.
A oferta de serviços de IPTV, lançada há quatro meses na Islândia, tem registado um enorme sucesso na Islândia, «com milhares de assinantes de TV em lista de espera», lê-se em comunicado.
«A concorrência dos operadores locais emergentes (CLECs) e dos fornecedores de energia exigem uma medida drástica em relação à disponibilização de serviços Triple Play», justificou Thor Jes Thorisson, dos Serviços de Dados VP da Iceland Telecom .
Com este contrato a Alcatel disponibiliza o seu Intelligent Services Access Manager, o 7302 ISAM. Esta plataforma de acesso de banda larga baseada em IP permite a distribuição de serviços 100% Triple Play, «que suportam a explosão da procura de novas aplicações que usam banda larga, como o video on demand, a TV de alta definição e os serviços de TV para todos os assinantes em simultâneo».
Esta solução da Alcatel foi seleccionada pelo operador islandês devido «ao seu desempenho, estabilidade, fiabilidade e resistência, assim como pela capacidade da empresa para oferecer serviços Triple Play a velocidades anti-bloqueio, a todos os utilizadores em simultâneo», explicou ainda Jes Thorisson .
Espera-se que a nova rede de acesso esteja totalmente operacional a partir deste Verão. A Alcatel vai assegurar a continuidade dos serviços durante os trabalhos de modernização da rede.
A Alcatel detém uma quota de mercado de ADSL de 37,8%, com base em dados do 4.º trimestre de 2004 fornecidos pela empresa da análise industrial Dell’Oro Group. A empresa forneceu mais de 58 milhões de linhas e as suas soluções de acesso em banda larga são predominantes em redes de mais de 120 fornecedores de serviços em todo o mundo.
2005-05-12
http://www.alcatel.com
Em Foco – Projecto