O Governo vai criar um Número Telefónico Único, a nível nacional, que permite aos automobilistas fazerem alertas de danos nas estradas, ainda que por um custo de chamada local. À iniciativa, enquadrada no Programa Estrada Livre, vai juntar-se, em Junho, um portal na internet, que irá centralizar toda a informação rodoviária, através de um Sistema de Informação Geográfica.
O projecto parte de um protocolo entre o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a PT Comunicações e a Estradas de Portugal, aprovado em Conselho de Ministros, a 28 de Abril. O objectivo é disponibilizar um serviço de informação actualizado sobre as condições das vias de circulação rodoviária, através do Programa «Estrada Livre», que visa «reforçar a monitorização, modernização e fiscalização da reparação das estradas nacionais e regionais existentes e combater a sinistralidade».
A primeira fase deste programa arrancou ontem formalmente, com o lançamento de um Número Telefónico Único para alerta de danos nas estradas, em todo o território nacional. No entanto fonte do ministério adiantou ao Centro de Contacto que este número único só deverá estar acessível amnhã. De referir que estas chamadas representam um custo para o utente equivalente ao de uma chamada local.
Numa segunda fase, com início previsto ainda no primeiro semestre de 2005, será criado o «Portal Estrada Livre», que irá centralizar a informação dos cidadãos quanto ao tráfego, acidentes, alternativas, percursos, normas e legislação, com recurso a um Sistema de Informação Geográfica.
Com esta iniciativa, o Governo apela à participação dos cidadãos, na semana em que decorre a presidência temática sobre sinistralidade nas estradas.
2005-05-02
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Pessoa