A fabricante de torres de telecomunicações Francis&Lewis International (FLI) instalou recentemente a primeira torre Árvore Cipreste FLI em Portugal. Este equipamento, instalado em Ílhavo, suporta as antenas dos três operadores nacionais numa só torre, distinguindo-se pela sua aparência natural enquadrada na paisagem.
A Árvore Cipreste FLI consiste num poste tubular metálico pintado de forma a simular cortiça. Os ramos são fabricados a partir de polipropileno e foram «minuciosamente testados numa universidade britânica de renome, de forma a serem transparentes ao sinal rádio». Deste modo, este equipamento constitui uma alternativa às soluções standard que frequentemente impedem o licenciamento em zonas sensíveis.
«A Árvore Cipreste enquadra-se tão bem que permite aos habitantes (de Ílhavo) obter cobertura à rede Vodafone sem interferir com o panorama natural desta bonita cidade costeira», sublinha, em comunicado de imprensa, David Serra, responsável pelo projecto. Ao contrário de outras torres, as Árvores Cipreste FLI têm capacidade para suportar as antenas de até três operadoras, «o que maximiza o seu retorno neste investimento», conclui.
A FLI especializou-se em produtos camuflados que se enquadram no meio ambiente. Recentemente, este fabricante britânico de torres de telecomunicações abriu um escritório em Lisboa, com o objectivo de oferecer soluções especificas ao mercado português, tanto no meio rural como nas zonas urbanas.
2005-04-18
Em Foco – Projecto