3462 — IP Voice Meeting: «É tempo de alargar o VoIP às PME»

Apr 8, 2005 | Conteúdos Em Português

IP Voice MeetingDepois das grandes empresas, como os Operadores, «é tempo de alargar a tecnologia VoIP às PME», concluíram os especialistas reunidos no IP Voice Meeting, que decorreu a 6 e 7 de Abril, em Lisboa. Consultores internacionais e locais, fabricantes e clientes avaliaram, perante uma audiência de 100 participantes, as necessidades reais deste mercado, que começa a abrir-se a um conceito de “2.ª Geração”.

Durante dois dias, gurus internacionais como Henry Sinnreich, da MCI, despoletaram o interesse da plateia com temas inovadores: por exemplo, a tecnologia SIP, que assenta numa comunicação via Internet que pode incluir Voz, Vídeo, Instant Messaging, Conferencing ou aplicações partilhadas.

A segurança foi outro tema em destaque, já que é «uma preocupação cada vez mais actual, nesta era do wireless, mobility e agora também do Voice/IP», como recorda Hassan Claussen, responsável pela organização do IP Voice Meeting .

O tema da Convergência foi igualmente evidenciado durante este encontro, nomeadamente na intervenção do representante da Assembleia da República, Carlos Zorrinho , que trouxe uma apresentação menos técnica, mas que «captou bastante a atenção dos presentes».

A conferência trouxe ainda à discussão um novo conceito de “2ª Geração de IP”, corporizado na apresentação da Siemens, a cargo de Luís Esteves Martins .

Os case studies permitiram avaliar a utilização da tecnologia VoIP em entidades como o Estádio do Benfica ou o Finibanco , que demonstraram como integraram esta solução.

Em declarações ao Centro de Contacto, Hassan Claussen salientou que actualmente, «o desafio face ao VoIP, já amplamente utilizado pelas grandes empresas, como os Operadores, é alargar a utilização desta tecnologia às Pequenas e médias Empresas», que constituem a grande maioria do tecido empresarial português. Um percurso que se encontra ainda em fase inicial, visto que as PME só agora começam a avaliar os benefícios do VoIP .

Mas para a HanseCom o contributo desta conferência é, justamente, abrir a realidade do mercado a novas empresas, através da divulgação de como se utiliza a comunicação de Voz sobre IP. O formato do evento junta os vários interlocutores envolvidos, o que permite avaliar melhor as necessidades reais do mercado: por um lado, a partilha de experiências inovadoras na utilização do VoIP é garantida, sem qualquer intuito comercial, pelos consultores internacionais e locais. Por outro, a plateia tem oportunidade de conhecer as últimas soluções dos grandes fabricantes, como a Avaya, Siemens ou Alcatel. Finalmente, os clientes da tecnologia VoIP trazem a sua experiência pessoal face às soluções que utilizam.

Ao todo, cerca de 100 participantes acorreram ao IP Voice Meeting em cada um dos dois dias de conferência. Mais representados, na audiência, estiveram os grandes Operadores – fixos e móveis. Mas também a Banca, Indústria e Administração Pública (com representantes do Ministério da Justiça e ANACOM, por exemplo) tiveram interesse em ouvir as últimas novidades do sector. Segundo Claussen, «o VoIP ainda não é muito utilizado na Administração Pública, mas é uma tecnologia que se adequa bastante às suas necessidades», decorrentes de estruturas normalmente complexas, com redes alargadas de serviços.

O IP Voice Meeting é um encontro anual, que terá nova edição em Março/Abril de 2006. Até lá a HanseCom realiza nova edição do Wireless Commmunication Symposium, já a 7 e 8 de Junho e, a 9 e 10 de Novembro, o Networkers Forum 2005. Ambos os eventos estão agendados para o Centro Cultural de Belém , em Lisboa.

Gabriela Costa

2005-04-08

http://www.ipvoice2005.com

Em Foco – Produto