3421 — Correio Institucional por e-mail até final do ano

Feb 28, 2005 | Conteúdos Em Português

CTTOs CTT vão lançar, ainda em 2005, um serviço comercial de caixas de correio electrónicas, inovador a nível europeu. O projecto visa fazer chegar aos clientes via e-mail a correspondência institucional, como consumo de utilities, extractos bancários ou avisos do Estado.

O projecto será lançado no último quadrimestre de 2005, em parceria com a Agência do Conhecimento (UMIC). Um primeiro serviço piloto envolverá cerca de 50 mil funcionários públicos, servindo de teste ao envio de, por exemplo, as facturas da água e electricidade ou os extractos do banco. Segundo o jornal Público, os CTT estimam uma adesão de 200 mil utilizadores ao novo serviço, denominado CCEU – Caixas de Correio Electrónico Universal, só no primeiro ano.

Esta plataforma de serviços vai permitir comunicações híbridas para cidadãos, empresas e Governo, garantindo, «segurança, confidencialidade e integridade nos acessos e nos conteúdos». Alberto Pimenta, director de qualidade e desenolvimento dos CTT já esclareceu que «só será cliente das caixas de correio electrónico quem quiser, e os custos, tal com acontece com o correio físico, ficarão a cargo de quem envia a correspondência», através de um selo digital.

Para os 200 mil clientes que os CTT esperam angariar no primeiro ano prevê-se uma poupança em papel de nove milhões de folhas A4 e seis milhões de envelopes, tornando a iniciativa também relevante do ponto de vista ecológico.

No futuro, as CCEU irão incluir funcionalidades como recepção digital e envio de SMS de alerta para correspondência não lida.

2005-02-17

http://www.ctt.pt

Notícias – Indústria