A INTERBANCOS, que gere a rede interbancária «Ponto24» em Moçambique, implementou um sistema de serviços financeiros baseado em telemóveis que lhe permite disponibilizar os serviços bancários de qualquer um dos seus bancos accionistas.
Este novo serviço permite aos seus clientes e utilizadores da rede interbancária «Ponto24» (ATMs e POS incluídos) realizar operações interbancárias em qualquer lugar, incluindo no estrangeiro, através de um telefone móvel.
O sistema que implementa este serviço foi desenvolvido pela BIZFIRST, empresa ACE que integra o grupo EDINFOR, que já anteriormente havia fornecido as soluções aplicacionais que suportam os serviços core daquela instituição interbancária (nomeadamente os sistemas que gerem a redes de ATMs, a rede de POS, compensação interbancária, produção de cartões, gestão de realtime com os bancos emissores e ligação à VISA Internacional) .
Consultas de saldos, movimentos ou NIB, transferências interbancárias, carregamento de telemóveis, pagamento de serviços (electricidade, água, etc.) ou pedido de livro de cheques são operações da rede «Ponto24» disponíveis no telemóvel e realizadas em realtime .
O serviço funciona em qualquer telemóvel, tradicional ou de última geração, tendo a INTERBANCOS disponibilizado no caso dos equipamentos mais modernos uma aplicação java enabled para telemóvel que, mediante navegação user friendly, disponibiliza as operações do serviço móvel. No caso de terminais mais antigos, o sistema suporta o serviço com base em SMS simples.
Para aderirem a este serviço os utilizadores autenticam-se em qualquer ATM com o seu cartão Ponto24 e seleccionam a operação de adesão ao serviço Móvel, ficando então autorizados a fazer operações com o número de telemóvel e o PIN -móvel indicados. O cliente pode ainda associar diversas contas bancárias ao seu telemóvel, inclusive de bancos diferentes.
«Dado o extenso território de Moçambique, é estratégico para o sector financeiro a implementação dos serviços bancários móveis que irão permitir alcançar mesmo a população mais dispersa e remota», frisou já o CEO da INTERBANCOS, Carlos Street .
2005-02-22
http://www.ponto24.co.mz
Em Foco – Projecto