3365 — Compras online crescem neste Natal

Jan 18, 2005 | Conteúdos Em Português

ACEPA Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) realizou pelo 3.º ano consecutivo um inquérito junto das suas associadas acerca das vendas online durante o período do natal. Estas empresas representam a actividade de cerca de 246 lojas online em Portugal. Concluiu-se que 90% das lojas online em Portugal venderam mais este Natal.

«Neste Natal, cerca de 90% das lojas online venderam mais que o ano passado. Quase metade dessas lojas cresceram mais de 50%. Mesmo tendo em consideração a actual situação económica que se verifica no nosso País, que tem vindo a condicionar o crescimento do consumo, a verdade é que o comércio electrónico está a crescer de uma forma sustentada e é cada vez mais um meio preferido pelos portugueses», explica Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Comissão Especializada Business to Consumer da ACEP.

· Evolução do Volume de Vendas online neste Natal :
o 89,5% das lojas online venderam mais que o ano passado
o 41,2% das lojas online cresceram acima dos 50%

· Evolução do nº de compradores online neste Natal :
o 84,2% das lojas online tiveram mais compradores que o ano passado

Alguns dos produtos e serviços mais vendidos online neste Natal em Portugal foram os produtos de Informática/Electrónica/Telecomunicações/Jogos (24,4%), DVD/CD (14,6%), Livros/Revistas (9,8%), Material de Escritório (7,3%) e Bilhetes (4,9% ).

«Vários factores contribuíram, e certamente que um deles terá sido o esforço realizado ao longo de 2004, na divulgação das principais vantagens do comércio electrónico, através de iniciativas como a publicação do Guia Prático da Compra Online e a realização da Semana do Comércio Electrónico», referiu Nilo Fonseca . «Acreditamos que outro factor importante possa ter sido a maior penetração da internet de banda larga em Portugal, porque esta permite melhorar a experiência online do consumidor», concluiu.

Presentemente, a Comissão Especializada B2C da ACEP é constituída pelas seguintes empresas:

· Banco BPI· Caixa Geral de Depósitos· Caixaweb· CHIP7· Clix· Continente Online· Crediflash· CTT· econstroi.com· El Corte Inglés· Exit· Globalshop· Impresa · Investec · IOL· Miau· PmeLink.pt· Sapo· Som Livre· Sporting Online· SL Benfica Online· FC Porto Online· Staples-Office Centre· TMN· TV Cabo· Unicre· Vobis Online· Worten Online.

Estas empresas representam a actividade de cerca de 246 lojas online e serviços de homebanking em Portugal.

Mais informações sobre a ACEP e sobre a Comissão Especializada podem ser encontradas AQUI

2005-01-18

http://www.portugalacep.org

Lazer e Consumo
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA