O Portal das Compras foi ontem oficialmente apresentado pelo Governo, numa cerimónia que serviu também para dar a conhecer o ponto de situação sobre a implementação do Programa Nacional de Compras Electrónicas (PNCE). A numerosa audiência presente no Centro de Congressos de Lisboa ouviu o relato dos responsáveis pelos oito projectos que estão agora a iniciar a fase de generalização das compras electrónicas a todos os organismos e categorias de bens e serviços.
Referindo-se ao PNCE, Nuno Morais Sarmento, Ministro de Estado e da Presidência, adiantou que este representa uma nova forma de entender a utilização dos dinheiros públicos. Representa um novo impulso na interacção entre Estado e mercado, capitalizando aquilo que, de melhor, cada um dos agentes tem para oferecer.
Este é um programa que mobiliza já cerca de mil funcionários públicos e está a alterar os processos de trabalho na AP, adiantou Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC. Até à data fizeram parte do projecto de compras públicas electrónicas 131 organismos de 8 Ministérios, com 27 processos aquisitivos agregados e poupanças de cerca de três milhões de euros, disse.
Para além da apresentação dos projectos de compras ministeriais, o gestor da UMIC apresentou ainda um breve ponto de situação sobre os projectos do modelo tecnológico em curso, tais como o Registo Nacional de Fornecedores, a Ferramenta de Agregação e os três pilotos para a Ferramenta de Concursos Públicos Electrónicos que se encontram a decorrer.
Antes do encerramento do evento pelo Ministro de Estado e da Presidência, Nuno Morais Sarmento, o Ministro das Finanças e da Administração Pública, Bagão Félix, aproveitou a ocasião para elogiar o efeito dinamizador e estrutural que a reorganização da função compras promoveu na Administração Pública. Adiantou ainda que esta reforma é imparável.
À saída da cerimónia, a audiência, composta na sua maioria por empresários e responsáveis da Administração Pública, tinha à sua disposição pontos de acesso à Internet para que pudessem navegar e conhecer com maior profundidade o Portal das Compras Públicas. Muitos dos presentes aproveitaram a ocasião para subscreverem a newsletter, alertas ou fazerem o pré-registo da sua empresa.
fonte: Portal
2005-01-13
http://www.compras.gov.pt
Notícias – Indústria