A SAGEM (França), a RDE – Rheinmetall Defence Electronics, (Alemanha), e a Bell Helicopter Textron (Estados Unidos) vão fornecer às forças de intervenção europeias uma nova geração de aviões de observação tácticos sem piloto de descolagem e aterragem vertical (VTOL UAV VUAV).
Este sistema de aviões de observação sem piloto baseia-se numa versão modificada do veículo aéreo de descolagem vertical da Bell, o Eagle Eye. A SAGEM e a RDE irão fornecer as estações de controlo terrestres e a bordo dos navios, as transmissões digitais de dados, as cargas úteis térmicas de infra-vermelhos, os simuladores e a integração C4I.
O acordo tem por objectivo reforçar a interoperabilidade entre os sistemas actuais de aviões das três empresas e garantir a compatibilidade do novo sistema com a infra-estrutura existente nos aviões de observação sem piloto da NATO e dos demais exércitos europeus.
Cada uma das três empresas utilizará os seus conhecimentos e sua experiência para levar a cabo este projecto, tendo unido as suas competências adquiridas nos aviões de observação sem piloto para desenvolver um sistema de descolagem e aterragem vertical, «com o qual se satisfazem as necessidades das forças de intervenção europeias existentes para as missões tácticas», segundo o comunicado de imprensa divulgado hoje.
2004-06-28
http://www.sagem.pt
Notícias – Indústria
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA