Foram ontem anunciados, em Lisboa, os vencedores do Prémio Editorial APDSI – Sociedade da Informação, uma iniciativa que se destina a estimular a publicação de trabalhos na imprensa escrita que contribuam para o progresso da Era da Informação em Portugal. A jornalista Dina Margato, do Jornal de Notícias, distinguiu-se com o artigo Tirar partido da Net depois da Reforma, arrecadando os 5 mil euros que o júri do concurso atribuiu, este ano, ao prémio. Isabel Travessa e Raul Mendes, da revista da APDC – Comunicações conquistaram uma Menção Honrosa no valor pecuniário de 1500 euros, pelo artigo Revolução em todas as frentes.
Dos 53 trabalhos a concurso, enviados por 15 autores, o júri convergiu nestes dois trabalhos por serem «os que melhor se enquadram nos critérios de inovação, aplicabilidade e facilidade de implementação, relevância económica e social e dinamização da relação escola-sociedade-empresa, estabelecidos no regulamento.
O júri, constituído por Francisco Tomé, em representação da APDSI – Associação para Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, João Matias (Oracle); Josmar Ribeiro (Sun Microsystems); Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas; Rui Cádima, presidente do OBERCOM e professor da Universidade Nova de Lisboa; Jaime Quesado, gestor do POSI – Programa Operacional da SI; e José Almeida Mota, director geral da Portugal Telecom, revelou que, face ao desafio de aumentar a relevância das questões relacionadas com a SI e do Conhecimento, «os trabalhos apresentados este ano denotam uma transformação ao nível da qualidade de conteúdos apresentados», comparativamente às três edições anteriores do Prémio Editorial APDSI Sociedade da Informação.
Esta iniciativa, apoiada pela Oracle Portugal e Sun Microsystems Portugal, decorre anualmente no âmbito das acções de dinamização promovidas pela APDSI , enquadrando-se «no espírito das mais variadas iniciativas públicas e privadas para o desenvolvimento da sociedade digital».
2004-05-26
Em Foco – Opinião
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA