A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) lançou um concurso público internacional para a aquisição de um cabo de fibra óptica de longa distância que interligará as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Braga.
A entrega de propostas pode ser feita até ao dia 14 de Junho. A abertura das propostas está marcada para o dia 15 de Junho. O contrato que será estabelecido com a entidade vencedora do concurso visa a aquisição do cabo, devidamente instalado, dos serviços de alojamento, manutenção e direitos de passagem.
A infra-estrutura em fase de aquisição dará suporte a outros projectos governamentais em fase de implementação, como a iniciativa e-U Campus Virtuais e a Biblioteca do Conhecimento Online.
O projecto insere-se na Iniciativa Nacional para a Banda Larga, concebida pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e tem como objectivo melhorar a capacidade da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), gerida pela FCCN, aproximando-a das infra-estruturas europeias do género.
Segundo a revista Inter.Face, o gestor da UMIC, Diogo Vasconcelos já afirmou que «em termos de velocidade, a nova rede académica, assente em fibra óptica, vai colocar-nos a par das nações mais desenvolvidas do mundo».
2004-05-17
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria