A Vodafone inicia esta semana a comercialização do primeiro serviço móvel de 3.ª geração (UMTS Unified Mobile Telecommunications System), lançando o Vodafone Mobile Connect Card 3G/GPRS , uma placa de comunicação de dados para computadores portáteis.
Em comunicado, a Vodafone adianta que, com este lançamento comercial, torna-se no primeiro operador português a disponibilizar aos seus clientes serviços UMTS.
A nova placa de comunicação de dados para PCs portáteis permite aceder ao e-mail, Internet e aplicações informáticas a uma velocidade de transmissão dos dados que pode chegar aos 384 kbps, sendo «cerca de dez vezes superior à atingida em GPRS ».
Numa primeira fase, a cobertura 3G abrange a Grande Lisboa, o Grande Porto, Coimbra e Aveiro. Quando deixa de haver cobertura 3G, o Vodafone Mobile Connect Card 3G/GPRS passa automaticamente a operar em GPRS (disponível em todo o território nacional).
Para António Carrapatoso, presidente da Vodafone Portugal, «o lançamento do 3G através do Vodafone Mobile Connect Card 3G/GPRS posiciona o nosso país na vanguarda europeia do desenvolvimento dos serviços de dados móveis de banda larga».
2004-02-16
http://www.vodafone.com
Notícias – Indústria