A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) anunciou na passada semana a revisão dos preços grossistas da oferta de acesso à Internet de banda larga por ADSL praticados pela Portugal Telecom (PT), reduzindo-os de modo a igualá-los aos mais baixos da Europa. A decisão, que foi comunicada depois do IOL e do Clix terem suspendido novas ofertas ADSL, já foi acatada pela PT.
A PT já fez saber que vai acatar a decisão da Anacom e reduzir os preços que cobra aos outros operadores no negócio da Internet em alta velocidade pela rede fixa (ADSL). Segundo fonte da empresa, «a PT dará, como sempre aconteceu, cumprimento à deliberação da Anacom».
A mesma fonte justificou a decisão de acatar a deliberação do regulador das Telecomunicações com o objectivo de «desenvolver a Sociedade de Informação», avançou o jornal Público.
Desde 26 de Janeiro, o preço máximo para o acesso local grossista das classes 512/128 e 256/256 kpbs (medida de transferência de dados numa linha de comunicação) desce de 70 para 38 euros, isto é, fica reduzido em 84 por cento.
A Anacom deliberou ainda que a mensalidade do acesso local da classe 512/128 kbps seja reduzida para 16 euros, ao invés dos anteriores 17,52 euros .
2004-01-28
http://www.anacom.pt
Notícias – Indústria