270 — Nokia participa na Open Mobile Alliance

Jun 26, 2002 | Conteúdos Em Português

. Nokia trabalhará em conjunto com outros membros da OMA, assegurando a interoperabilidade e disponibilidade de soluções e produtos abertos baseados em standards

A Nokia, o maior fornecedor mundial de telefones móveis e líder de redes móveis e fixas e comunicação de dados sem fios, incluindo os serviços ao cliente, bem como o fornecimento de soluções e produtos para comunicação de dados sem fios, fixa ou móvel e terminais multimédia, acaba de anunciar a participação na recém criada Open Mobile Alliance (OMA), uma organização global que integra quase duzentos operadores móveis líderes de mercado, fornecedores de dispositivos e de redes, empresas de tecnologias de informação e fornecedores de conteúdos.

Esta organização reúne, pela primeira vez, toda a cadeia de valores de serviços móveis com a intenção de promover o desenvolvimento da indústria e o avanço para uma nova era de crescimento através da abertura, da interoperabilidade e de um ecossistema multi-vendor. Reúne os esforços da iniciativa Open Mobile Architecture, lançada em Novembro de 2001, e os standards líderes da indústria na área dos serviços móveis representando um importante passo na cooperação de toda a indústria ao permitir a utilização desses serviços sem problemas.

A Nokia está fortemente empenhada em instalar tecnologias para as aplicações-chave que a OMA está concentrada em desenvolver como browsing, mensagens, carregamento de conteúdos e sincronização. A Nokia irá trabalhar em conjunto com outros membros da OMA, assegurando a interoperabilidade e disponibilidade de soluções e produtos abertos baseados em standards.

Pertti Korhonen, Vice Presidente Sénior, Mobile Software, Nokia afirmou a este propósito que: “o significado deste anúncio pode ser comparado ao dia em que se fez o lançamento da especificação GSM original, que obteve um apoio inimaginável por parte dos operadores e abriu caminho para a maior história de sucesso comercial da indústria móvel nos anos 90. Através de um empenho semelhante por parte das empresas líder na cadeia de valor, a OMA irá oferecer as especificações necessárias para o funcionamento de um sistema comercial e funcional completamente sólido em termos de serviços móveis, com interfaces para programação de aplicações abertos, claramente definidos e interoperáveis. Esta abordagem global irá incentivar à inovação e tornar a plataforma móvel atractiva para criação de serviços e conteúdos. É um prazer para a Nokia ver que o ímpeto gerado com o lançamento da Open Mobile Architecture, em Novembro de 2001, está agora a dar fruto”.

O plano de acção da Open Mobile Alliance inclui a disponibilização de standards abertos e especificações de elevada qualidade baseadas nas exigências do mercado e dos utilizadores, a criação de centros de excelência para as best practices e a realização de testes de interoperabilidade, que incluam interoperbilidade multi-standard, de modo a permitir uma experiência sem problemas por parte do utilizador. Por outro lado, a OMA pretende ainda criar e promover uma visão comum da indústria, ser o catalizador para a consolidação de fóruns sobre standards e funcionar em conjunto com outras organizações e grupos como IETF, 3GPP, 3GPP2, W3C, JCP.

Sobre a Nokia

A Nokia é líder mundial em comunicações móveis. A partir de sua experiência, inovação, soluções seguras e amigáveis, a empresa tornou-se líder na produção de telefones celulares e uma das principais fornecedoras de infra-estrutura de redes fixas, celulares e de protocolos de Internet em todo o mundo. Ao proporcionar mobilidade à Internet, a Nokia cria novas oportunidades para empresas e enriquece o dia-a-dia das pessoas. Comercializadas em seis das maiores bolsas de valores do mundo, as acções da Nokia estão entre as mais difundidas actualmente.

Sobre a Open Mobile Alliance (OMA)

A Open Mobile Alliance (OMA) fornece standards abertos para a indústria móvel, ajudando a criar serviços interoperáveis que funcionem em diversos países, com diversos operadores e terminais móveis, com base nas necessidades dos utilizadores. Para expandir o mercado móvel, as empresas que apoiam a Open Mobile Alliance irão trabalhar para estimular a rápida e vasta adopção de uma variedade de novas e melhoradas informações móveis, serviços de comunicação e entretenimento. A Open Mobile Alliance inclui todos os elementos-chave da cadeia de valores sem fios e contribui para a introdução atempada e eficiente de serviços e aplicações.

Dossiers-Empresas