A Cabovisão anunciou ontem que vai lançar, ainda no último trimestre do ano, o serviço de Voz sobre IP. A comemorar o seu 10º aniversário, a empresa revelou a sua estratégia de futuro em Portugal, apresentando resultados do 1.º semestre de 2003 que indicam uma taxa de penetração de 21% no seu serviço de telefone fixo .
Estes resultados «consolidam a Cabovisão como o segundo maior Operador de Televisão por cabo, Internet de banda larga e de clientes de telefone fixo por acesso directo».
Durante a conferência de imprensa realizada ontem, na presença de Ahmad Fadami, presidente da Cabovisão, a empresa reafirmou o objectivo de «manter a sua estratégia de crescimento sustentado de quota de mercado em todos os segmentos em que actua, apostando no lançamento de soluções inovadoras de banda larga que representem verdadeiras mais valias para a população e empresas portuguesas». Para tanto, deverá «utilizar todas as capacidades da sua rede digital de banda larga», que ultrapassa os 13 mil quilómetros de cabo coaxial e de fibra óptica em Portugal.
A Cabovisão pretende reforçar a sua quota de mercado no sector das telecomunicações, continuando a ser o segundo maior operador de telecomunicações em Portugal. No âmbito desta estratégia, a empresa vai lançar nos clientes particulares e nos clientes empresariais a tecnologia de Voz sobre IP.
«Ao introduzir e massificar a tecnologia de Voz sobre IP nos seus clientes, a Cabovisão torna-se num dos primeiros operadores europeus a aplicar esta tecnologia para fornecer serviços de voz e de Internet ao mercado residencial e mercado empresarial», adianta o comunicado divulgado. Esta inovação visa demonstrar a importância do seu papel na introdução de novas tecnologias de banda larga no mercado português, «trazendo reais benefícios para as famílias e empresas portuguesas».
Com licenças que cobrem 90% dos lares nacionais, a Cabovisão disponibiliza os seus serviços em sessenta municípios de Portugal continental, através de uma rede própria totalmente bi-direccional, ligada a mais de 774 mil casas. Esta rede fornece telefone fixo por acesso directo, Internet e transmissão de dados de banda larga e serviços de televisão por cabo.
De acordo com os resultados da empresa relativos ao 2.º trimestre de 2003, a Cabovisão tem mais de 229 mil clientes. Destes, mais de 164 mil já instalaram a sua linha de telefone fixa, o que equivale a uma taxa de penetração do serviço de telefone fixo de 21% .
Estes resultados «dão à Cabovisão a liderança em número de clientes de telefone fixo por acesso directo ligados a uma rede alternativa ao operador histórico».
No mesmo período, a empresa captou mais de 29% dos habitantes das suas zonas de cobertura na Televisão por Cabo, atingindo um total de 224 mil famílias suas clientes. Na Internet de banda larga, conseguiu atingir mais de 210 mil utilizadores, correspondentes a 71 mil famílias.
No total, a Cabovisão atingiu mais de 516 mil serviços instalados em famílias e empresas portuguesas, o que corresponde a um crescimento de 19,7% nos últimos doze meses.
A receita média por cliente residencial aumentou 12,3%, para 36,92%, no final do 2.º trimestre de 2003 (comparativamente aos 32,89%, no final de 2002). Em igual período, a receita média por cliente empresarial subiu para 59,38%, comparativamente aos 58,06% registados no final de 2002.
As receitas operacionais, no 1.º semestre de 2003, cresceram 11,8%, para 51,4 milhões de euros, comparativamente ao 2.º semestre de 2002. Este resultado foi «impulsionado pelo aumento do número de subscritores e do ARPU (receita média por cliente)».
2003-10-01
http://www.cabovisao.pt
Em Foco – Empresa