A Unidade Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) estabeleceram hoje um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento conjunto de projectos e acções que promovam as tecnologias de informação no tecido empresarial português. O documento foi assinado durante o Lisf – 1.º Fórum de Lisboa para a Sociedade da Informação, que decorre até amanhã no Centro de Congressos de Lisboa.
Entre as várias iniciativas propostas, as duas entidades pretendem dar continuidade a este fórum, tornando-o num debate anual sobre os grandes desafios que se colocam às empresas e administração pública, «no contexto da sociedade da informação e do conhecimento».
Estão também previstas reuniões periódicas entre a UMIC e o CETIC Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação da AIP , para apresentar projectos e identificar parcerias entre ambas.
No programa-quadro formalizado hoje, incluem-se ainda acções de formação de recursos humanos e iniciativas de apoio à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelas Pequenas e Médias Empresas , até ao final de 2004.
Ainda este ano, deverá ser executado um projecto piloto para implementar redes sem fios de Banda Larga no Centro de Congressos de Lisboa .
A cooperação entre a UMIC e a AIP destina-se a «articular e potenciar actividades e recursos» que aumentem «a qualidade e eficiência das respectivas intervenções», as quais serão operacionalizadas através de um grupo de trabalho constituído por dois membros de cada uma das partes.
Este protocolo foi assinado hoje no Lisf, após a sessão plenária de abertura do evento, à qual compareceram o Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro, José Luís Arnaut, Rocha de Matos, presidente da AIP, Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC e um representante da OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, cujos membros estiveram reunidos em Lisboa na passada Segunda-feira, num encontro com a UMIC dedicado ao e-Government .
Rocha de Matos deixou três recomendações para o futuro da Sociedade de Informação em Portugal: contribuir para o sucesso do Plano de Acção eEurope 2005; fomentar uma relação estreita com a indústria e as empresas, no âmbito dos objectivos estratégicos traçados pelo Conselho Europeu de Lisboa ; e tornar o acesso à Internet mais barato, mais rápido e mais seguro.
Três recomendações «que comportam igualmente três exigências»: alargar a disponibilidade da Banda Larga no país; criar um ambiente electrónico seguro e promover a participação das PMEs na eEconomia.
2003-09-24
Gabriela Costa
http://www.lisf2003.iweb.pt
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria
Em Foco – Empresa