2466 — Lançado serviço que garante integridade do correio electrónico

Sep 17, 2003 | Conteúdos Em Português

MDDE (CTT e Multicert)A Marca de Dia Electrónica (MDDE), desenvolvida pela Multicert e comercializada pelos CTT Correios de Portugal, foi ontem oficialmente lançada, passando a estar disponível para empresas e particulares. Durante a conferência, a “alma do negócio” impediu-nos de saber quais as entidades que já demonstraram interesse em começar a utilizar este serviço concebido para comprovar a integridade do envio e conteúdo de um documento de correio electrónico. Mas as áreas da justiça, Internet e telecomunicações são potenciais clientes da MDDE.

Na sequência do protocolo assinado em Julho com a Ordem dos Advogados, estes profissionais foram os primeiros a utilizar a MDDE nas suas comunicações electrónicas, desde o dia 15 de Setembro. Segundo José Pina Miranda, director-geral da Multicert, enquanto decorria a apresentação ontem, perto das 12H30, cerca de 45 advogados tinham já feito o seu registo na página da Ordem dos Advogados, na Internet.

A classe paga, actualmente, 25 euros pela instalação do serviço e 0,25 cêntimos por cada “estampilha electrónica” atribuída a um documento de correio electrónico, vulgo e-mail. Questionado sobre as expectativas a curto prazo face ao custo do serviço para empresas e particulares, em geral, Alberto Pimenta, director de Qualidade e Desenvolvimento dos CTT , limitou-se a comentar: «à medida que a base de clientes for aumentando, penso que os preços irão tornar-se mais atractivos».

Quanto às entidades, públicas ou privadas, que neste momento já manifestaram interesse em começar a utilizar a MDDE, Alberto Pimenta preferiu não revelar nomes, alegando que «o segredo é a alma do negócio». Ficámos apenas a saber da utilidade deste serviço para os profissionais da justiça, as empresas de Internet ou os operadores de telecomunicações, por exemplo.

Recorde-se que a MDDE equivale ao “correio postal registado” em formato digital, caracterizando-se por fornecer um comprovativo temporal do acto de envio do correio electrónico (ou outras transacções electrónicas) e um comprovativo da integridade e não repúdio do seu conteúdo, incluindo o assunto, remetente, destinatários, corpo principal da mensagem e anexos.

Deste modo, remetente e destinatário ficam com a garantia de que aquela comunicação não sofreu alterações, durante o seu trânsito na Internet, como demonstrou aos presentes Pina Miranda .

Para utilizar a MDDE, é necessário um computador pessoal com cliente e-mail (Microsoft Outlook 2002 ou outro que suporte certificados digitais), sistema operativo Windows XP, Windows 2000, Windows ME ou Windows 98, e acesso à Internet. É também necessário instalar um plug-in do serviço, que se obtém através de download da Internet.

2003-09-17

Gabriela Costa

http://www.multicert.pt

Em Foco – Pessoa
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA