Paulo Finuras é director de mercados internacionais da Cegoc-Tea e representa, desde 1998, o Professor Hofstede para Portugal e países de expressão portuguesa, como License Holder do ITIM Internacional. As suas funções passam por planear, organizar e dirigir a área internacional e coordenar alguns projectos em Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Paulo Finuras, de 39 anos, é licenciado em sociologia, pelo ISCTE, possui um MBA em Gestão Global e Política Internacional, pela Universidade Independente, e é diplomado pelo ITIM em Psicologia Intercultural, na Holanda.
Iniciou a sua vida profissional, em 1987, como professor na Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha. Um ano mais tarde começou a trabalhar na empresa Transportes Luís Simões, onde foi director do departamento de recursos humanos. Em 1990, foi consultor sénior do departamento de consultoria em gestão de recursos humanos, na Psiconsultores. Um ano depois começou a trabalhar na Cegoc-Tea, onde esteve durante dois anos. Em 1994, foi para um instituto ligado à Fundação Luso Americana, tendo regressado à Cegoc-Tea em 1995.
Paulo Finuras é ambicioso e adora viajar, tendo uma certa curiosidade pelas diferenças culturais. É autor de cerca de 20 artigos em jornais e revistas de gestão e RH sobre globalização, estratégia e internacionalização, gestão internacional de RH, diferenças culturais e o seu impacto na gestão. É, também, autor do livro Gestão Internacional e Recursos Humanos, publicado pela Sílabo, em 1999.
Susana Nobre
Em Foco – Pessoa