Um estudo publicado pela IDC revela que a HP detém a primeira posição na totalidade do mercado de storage em disco e lidera os mercados interno e externo de SAN (Storage Area Network) e DAS (Direct Attached Storage) na Europa Ocidental, durante o primeiro trimestre de 2003. O relatório reconhece a fabricante como líder, com 32% da quota de mercado em Receitas .
O Worldwide Quarterly Disk Storage Systems Tracker, realizado pela IDC em Junho de 2003, demonstra que, nesta região, a HP reforçou a sua liderança em relação à IBM, EMC e Dell, no segmento de mercado* dos sistemas de storage em disco. Assim, neste período, a empresa «possui uma importante vantagem competitiva face à concorrência».
Este estudo revela ainda que a HP está em primeiro lugar em quatorze dos dezasseis mercados da Europa Ocidental. O fabricante é o fornecedor número um de storage em disco em todos as regiões do mundo analisadas pela IDC, com excepção do Japão.
Liderando o mercado da Europa Ocidental de storage em disco
Com uma quota de mercado total de storage em disco na ordem dos 32.3%*, a HP ganhou 4.7 pontos percentuais de quota, alargando a sua posição de liderança sequencialmente.
No mercado florescente das SAN abertas, a HP recuperou e retirou o primeiro lugar à IBM, ganhando 7.8% de quota para alcançar os 34% do mercado na Europa Ocidental, no primeiro trimestre de 2003.
A HP também reforçou a sua liderança no segmento DAS com mais 3.6 pontos percentuais de quota atingindo os 33.7%* do mercado, neste período do ano fiscal de 2003, aumentando a diferença existente entre a empresa o seu rival mais próximo para 10.6 pontos percentuais de quota.
No mercado NAS (Network Attached Storage) a HP destacou-se por ser a empresa com o crescimento mais acentuado, na ordem dos 80% de um ano para o outro, aumentando a sua quota de mercado em 3 pontos percentuais numa base anual.
Ganhar quota de mercado em praticamente todos os países da Europa Ocidental
Em termos regionais, a IDC revelou que a HP obteve um aumento da sua quota de mercado em 15 dos 16 países da Europa Ocidental, à excepção da França, permitindo-lhe recuperar a posição de liderança na totalidade do storage em disco na Alemanha, Espanha, Áustria e Suíça. O maior ganho sequencial de quota de mercado para a HP registou-se na Finlândia, onde somou 15.9 pontos em relação à performance do trimestre passado.
«A HP obteve um desempenho extremamente positivo face ao roadmap de storage que tínhamos articulado para o marketplace no ano passado», afirmou Carlos Leite, ESS Country Business Unit Manager da HP Portugal. «A nossa liderança sustentada do mercado é um testemunho crucial de que estamos a cumprir as nossas promessas e estamos a ajudar os nossos clientes a desenvolver as fundações de storage de uma empresa ajustável».
No decorrer deste trimestre, a HP alargou o seu portfólio de soluções StorageWorks e a base de clientes na região da Europa Ocidental, incluindo a introdução de 31 novas soluções e de 9 serviços de storage (disponíveis desde 17 de Julho).
(1) Como se apresenta nas receitas da empresa
Fonte: Worldwide Quarterly Disk Storage Systems Tracker (IDC, Junho)
2003-08-11
http://www.idc.com
Em Foco – Opinião