2231 — Empresas desencantam-se com EAI, revela Yankee Group

Jul 8, 2003 | Conteúdos Em Português

De acordo com um recente estudo do Yankee Group, as empresasnão se mostram interessadas em implementar soluções de integração de aplicações (EAI) a um nível corporativo, preferindo antes adoptar uma abordagem baseada em projecto. O mesmo relatório refere ainda que as implementações massivas de EAI são tão impopulares com as de ERP porque raramente concretizam a promessa de uma arquitectura unificada.

“Para a maior parte das organizações a abordagem subjacente à implementação foi muito complicada. E isto porque é necessário forçar a alteração de certos comportamentos. Todos têm de concordar em adoptar um determinada arquitectura, o que, em muitos casos, se revela extremamente complicado,” referiu Jon Derome, analista do Yankee Group.

As ferramentas de integração são actualmente adquiridas para satisfazer as necessidades de projectos específicos, como, por exemplo, conectar soluções de CRM a aplicações financeiras. É por isso que empresas como a Siebel e a Oracle estão a embeber adaptadores, ferramentas de modelização de processos e brokers de integração nos seus produtos.

“A Siebel, a PeopleSoft e a SAP andam por aí a vender ilusões sobre TCO’s atractivos em integração de aplicações no ciclo de vendas, mas o que é facto é que os seus produtos são recentes e, por isso mesmo, não têm ainda uma massa crítica de clientes,” acrescentou Jon Derome.

O Yankee Group estima que, no final de 2004, 50 por cento das receitas resultantes de software de integração sejam captadas por fabricantes de software empresarial que forneçam as suas próprias ferramentas de EAI e por empresas que comercializem plataformas de aplicações web.

“É previsível que um ou dois fabricantes de topo, provavelmente a TIBCO e a WebMethods, sobrevivam no mercado de soluções horizontais. Os fabricantes de EAI devem procurar parceiros de outras áreas ou então um nicho de mercado suficientemente atractivo. No entanto, o mercado não permitirá a sobrevivência de mais do que dois fabricantes (horizontais),” rematou o analista do Yankee Group.

Filipe Samora
2003-07-08

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE