A apresentação do projecto CITIMATIC no passado dia 5 de Junho, no Hotel Marriott, em Lisboa, constituiu um momento crucial na ruptura paradigmática da abordagem dos serviços de voz. Este evento completa um ciclo que tinha sido iniciado no mesmo local com a apresentação do projecto a nível internacional, durante o seminário Voice Enabled Services. Entendido sobretudo como uma metodologia, o CITIMATIC está assente no conceito de GoVoicement: a primazia da voz nos processos de interacção com o cidadão.
Durante o evento foram apresentados noções, conceitos e metodologias que confluem num mesmo princípio: a substituição do actual paradigma do e-government baseado na internet, para o recentramento sobre a voz por excelência o medium mais interactivo – numa perspectiva de integração.
O protótipo do quiosque multimédia com telefonia acoplada, o serviço das senhas virtuais por SMS, e o unified messaging foram três aplicações práticas deste conceito que estiveram em demonstração. O quiosque multimédia permite ao cidadão pesquisar informação através de um ecrã touchscreen, ao mesmo tempo que envia fotos e vídeos com uma câmara integrada ou que contacta um call center através de uma chamada telefónica.
O serviço das senhas virtuais pretende poupar tempo ao cidadão em filas de espera através da recepção do número das senhas por SMS, podendo ser notificado com vários números de antecedência, enquanto que o unified messaging permite gerir, numa mesma conta de e-mail ou número de telefone, todo o tipo de correspondência através de tecnologia Text-to-Speech e Speech-to-Text.
O CITIMATIC é, desde a sua génese, um projecto multi-disciplinar e aberto a todos os fabricantes de hardware, software e integradores de sistemas, posicionando-se, desta forma, na vanguarda dos serviços de voz.
A Datamonitor avalia o mercado dos serviços de voz em 1000 milhões de euros, que deverão crescer para 1500 milhões nos próximos cinco anos.
2003-06-06
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Em Foco – Projecto