A AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas desenvolveu o SICOPS, um sistema de informação modular para construção e obras públicas que constitui o primeiro ASP (Application Service Provider) do sector em Portugal.
O SICOPS é uma solução constituída por 13 módulos dirigida a todas as empresas de construção. Garantindo um sistema de informação «moderno, completo e com acesso remoto seguro às empresas» aderentes, dá apoio à orçamentação, gestão de obras e gestão administrativa-financeira.
Concebido para responder às necessidades do sector da construção e obras públicas, atendendo às especificidades do mercado nacional, o SICOPS caracteriza-se por ser uma solução «modular e universal, indutora de boas práticas, integrada, económica, robusta, segura e ubíqua».
Optando pelo modelo ASP, as empresas aderentes acedem a esta solução de forma partilhada e remota através do aluguer da ferramenta, estando garantidas as condições de segurança necessárias à segurança dos dados das entidades que a utilizam. O SICOPS está alojado num Data Center e é acedido via linha dedicada. A responsabilidade da operação, gestão da infra-estrutura, actualização e apoio ao utilizador cabe ao fornecedor deste serviço.
Criar uma solução que, «de algum modo, garantisse a renovação tecnológica e a dinâmica da gestão das empresas do sector da construção e obras públicas» foi a maior preocupação da AECOPS ao desenvolver o SICOPS, garante José Tomaz Gomes, director geral da associação. O projecto reflecte, pois, uma aposta da AECOPS na webização do sector da Construção e Obras Públicas.
Desenvolvido em parceria com a DGI e IAPMEI, o SICOPS conta com o apoio do Programa Operacional da Economia e é suportado pela ORACLE, e-Chiron, ITIC, CONSULMENTOR E LOGICENTRO .
Gabriela Costa
2003-06-02
http://www.sicops.pt
Notícias – Indústria