2098 — Gartner Group: Mercado global de bases de dados relacionais caiu 7 por cento em 2002

May 23, 2003 | Conteúdos Em Português

O Gartner Group estima que as receitas oriundas de licenças para software de gestão de bases de dados relacionais (RDBMS) tenham chegado aos 6.6 mil milhões de dólares no ano passado, uma quebra de 6.9 por cento face a 2001. A IBM atingiu em 2002 uma quota de mercado de 36,2 por cento, seguida pela Oracle com 33,8 por cento (que perde a liderança conquistada no ano passado), enquanto que a Microsoft atingiu o terceiro posto com 18 por cento.

De acordo com o Gartner Group, o forte crescimento da IBM em relação ao licenciamento do DB2 para o zSeries compensou a queda de dois dígitos do DB2 para o iSeries, que contribuiu para a estagnação das receitas de novas licenças da ‘Big Blue’ no ano passado.

“O decréscimo das receitas de novas licenças de software RDBMS acompanha a tendência geral do mercado das TI. No entanto, apesar do abrandamento dos gastos em novas licenças, temos constatado que existem muitas empresas que estão a utilizar e a escalar activamente as suas aplicações de RDBMS,” concluiu Collen Graham, analista do Gartner Group.

Apesar da quebra de 20 por cento face ao ano transacto, a Oracle manteve a liderança no mercado RDBMS nas plataformas distribuídas (UNIX e Windows Server). A Oracle representou 43 por cento de quota de mercado, seguida pela IBM, com pouco mais de 24 por cento, enquanto que a Microsoft ficou na terceira posição com 17 por cento.

Filipe Samora
2003-05-23

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE