A SAP Portugal apresentou hoje o Business One, a sua mais recente solução para a gestão de negócios das pequenas e médias empresas portuguesas com mais de 10 empregados. O Business One permite gerir compras, contabilidade geral e analítica, bancos e pagamentos relações com clientes, vendas por internet, relatórios e análises de negócio. Ainda em fase de testes, o Business One deverá ser comercializado a partir de Setembro de 2003.
O SAP Business One permite a gestão do fluxo de trabalho baseado em alertas virtuais (cada utilizador pode estabelecer regras para a notificação de alertas ou de acções através de e-mail e SMS), a gestão de oportunidades de venda e inclui uma solução colaborativa para grupos de trabalho, navegação de dados através da tecnologia drag & relate, ferramentas de análise para operações, funcionalidade multi-divisa, integração com outras aplicações de escritório e eventual evolução para a plataforma mySAP Business Suite.
Com a introdução do SAP Business One na nossa oferta de soluções, esperamos que este segmento passe a representar, até 2005, cerca de 20 por cento das receitas relativas a vendas de software em Portugal. Para tal é importante este investimento no desenvolvimento da nossa rede de parceiros, dando a conhecer ao mercado as nossas soluções e no crescimento da equipa interna responsável por esta área, comentou Joaquim Santos, Director Geral da SAP Portugal.
As pequenas e médias empresas viram limitada a sua capacidade de adquirir poderosos sistemas de gestão devido ao custo destes face à sua capacidade de investimento. Por isso, concentrámo-nos no desenvolvimento de um novo produto que permite às pequenas empresas dispor da melhor tecnologia, para além de as suportarmos, através da nossa rede de parceiros, para que aprendam a usá-la e a retirar dela a melhor rentabilidade, acrescentou Joaquim Santos, que apontou a PHC, a Primavera Software e a Sage como os grandes concorrentes neste negócio.
O SAP Business One funciona como uma aplicação de ERP, com interfaces padronizados, fontes de dados internas e externas, aplicações de CRM e de Business Intelligence . A implementação da solução tem um tempo médio estimado entre 7 a 45 dias, desde a aquisição do software até ao seu uso em produtivo, incluindo a formação, a configuração e a conversão dos dados.
O Business One tem um preço de licenciamento a partir de 5.000 euros ou de 12 000 euros no caso do projecto envolver também a componente de hardware (IBM), sistema operativo (Microsoft) e de serviços. Neste último caso, a aplicação é disponibilizada em Windows 2002 e SQL Server.
A distribuição do SAP Business One vai realizar-se exclusivamente através de um novo canal exclusivo. A SAP prevê um investimento de um milhão de euros em 2003, que serão divididos entre a criação e formação do novo canal de distribuição e as actividades de promoção do SAP Business One.
Filipe Samora
2003-05-21
Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE