A IBS acaba de anunciar novas funcionalidades da solução IBS Pharma R5, a plataforma da IBS para a distribuição farmacêutica. Entre as novas funcionalidades incluídas na mais recente versão incluem-se o ‘activity-based pricing’, a optimização das operações de expedição e do tratamento de rotas, identificação automática de produtos, tratamento de lotes e de datas de validade e a melhoria de estruturas de preços e de descontos.
Os utilizadores do IBS Pharma passam também a beneficiar de outras funcionalidades standard que permitem o cálculo do retorno de investimento (ROI) com base na definição de um conjunto de indicadores chave de performance, o tratamento de compras centralizado e o planeamento gráfico de processos.
Segundo Richard Marques, director geral da IBS em Portugal, “a solução Pharma, agora com a mais recente Release 5 , passa a estar direccionada não só aos grossistas e distribuidores farmacêuticos mas também aos fornecedores de serviços logísticos e à importação.”
A componente ‘activity-based pricing’ foi desenvolvida atendendo às necessidades provenientes de outros parceiros que se incluem nesta cadeia de fornecimento, como empresas de transporte e os operadores logísticos. Permite que o cálculo de preço do tratamento de encomendas seja feito com base nos custos que derivam das actividades de processamento dos pedidos, recolha de produtos e transporte, permitindo, em opção, a facturação desses serviços.
A solução IBS Pharma atende a todas as exigências legalmente aplicáveis. Estas são particularmente relevantes na área da logística, com uma especial ênfase na gestão de alguns tipos de produtos como é o caso dos narcóticos. Para produtos cuja gestão é assim tão específica, esta solução IBS fornece todas as necessárias funções de monitorização certificando-se das limitações impostas, por exemplo, ao nível das vendas, acrescentou Richard Marques.
Metodologias de cálculo de preços e de descontos disponíveis para aplicação ao nível de cada cliente individual, o tratamento de rebates e o controlo de limite de crédito são algumas funcionalidades na área de vendas do IBS Pharma. Os processos inteligentes de registo de encomendas incluem a correcção fonética na procura de produtos e na entrada de encomendas.
Os conceitos de ‘Customer Care’ embutidos nesta solução vertical estão suportados por ferramentas de marketing orientado, de monitorização de campanhas, de gestão de contactos, programação de chamadas e de alertas entre outros.
Os sistemas de alertas permitem ainda a informação constante e actualizada sobre produtos esgotados, reposições e substituições. Os interfaces de comunicação e XML garantem a integração com as farmácias ou com sistemas de colecta de encomendas como os Palmtops.
A solução vertical da IBS conta com referências como a Audifar (Brasil), Oriola (Finlândia), Alloga, Galexis e CIBA Vision (Suíça) e Henkel (Alemanha).
Filipe Samora
2003-05-02
Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE