Corria o ano de 1977 quando José Cid, director da Eltinfor, saiu do Instituto Superior Técnico licenciado em Engenharia Electrotécnica, dando assim maior valor a uma aptidão que tinha desde criança. Nessa altura era ele que animava as festas com os amigos e montava os rádios e mesmo antes de entrar no Técnico já tinha um pequeno laboratório de engenharia electrónica em casa. Seguiu-se um estágio no Japão, numa empresa do Grupo Mitsoyo, e um outro na Alemanha.
Os primeiros anos da sua carreira em Portugal foram passados no Ministério de Obras Públicas enquanto fazia, ao mesmo tempo, projectos de electricidade como profissão liberal. No início dos anos 80 começou a dedicar-se à informática e às alterações dos seus sistemas.
Actualmente com 49 anos de idade, José Cid é conhecido no mercado como um dos percursores do Unix em Portugal. Aliás, a Faculdade de Ciências onde ficou responsável de informática, foi o primeiro organismo público português a ter computadores Unix. Passado oito anos como dirigente de informática, José Cid saiu da função pública para se dedicar de corpo e alma a um projecto que ele próprio havia fundado: a Eltinfor. Embora a empresa já existisse desde 1985 só em 1990 começou activamente a funcionar, porque até então tinha poucos projectos em mãos. É sem dúvida o amor à arte que faz o dia de José Cid ter doze horas de trabalho repartidas entre contactos e reuniões com clientes e algum apoio técnico específico.
Em Foco – Pessoa