Paris, 27 de Março de 2003 A Alcatel (Paris: CGEP.PA e NYSE: ALA), líder mundial nas redes ópticas, e a NOVIS Telecom líder entre os novos operadores no segmento empresarial – anunciaram hoje a disponibilização, pela NOVIS, do primeiro serviço Ethernet Gigabit utilizando o sistema DWDM Alcatel 1696 Metro Span Compact. O novo serviço, que está a ser implementado entre as principais cidades portuguesas Lisboa e Porto está a utilizar a rede DWDM regional actualmente existente e anteriormente implementada pela Alcatel.
Para a Novis, este projecto vem expandir de forma significativa a capacidade para satisfazer a procura crescente de novos serviços de banda larga, graças às vantagens da implementação do sistema Alcatel 1696 Metro Span Compact, equipado com o versátil concentrador 4xAny. Esta característica industrial única permite a prestação de diversos serviços incluindo o Ethernet Gigabit, o Fiber Channel, e o ESCON/FICON numa única hierarquia digital síncrona (SDH) ou num único sinal padrão de rede óptica síncrona (SONET).
Esta abordagem diferenciada traz uma maior segurança e fiabilidade aos serviços de dados, numa forma totalmente compatível com os actuais sistemas de gestão e as práticas de manutenção. Por outro lado, permite à NOVIS uma vantagem económica relativamente à capacidade SDH já instalada na sua rede, de modo a poder oferecer novos serviços, tais como interconexão LAN transparente, ou Área de Armazenamento em Rede, sem qualquer impacto sobre os serviços actualmente geradores de receitas.
A NOVIS está empenhada em satisfazer as necessidades dos nossos clientes em termos de novos serviços de banda larga, tais como a Ethernet Gigabit, assegurando, ao mesmo tempo, a alta qualidade e fiabilidade dos nossos serviços convencionais, referiu Pedro Carlos, Administrador Executivo da NOVIS. A funcionalidade oferecida pelo Alcatel 1696 Metro Span Compact proporciona à nossa rede novas capacidades de serviço, tendo sempre em conta a prestação de serviços a preços competitivos – acrescenta.
À medida que vão surgindo cada vez mais aplicações e serviços que usam intensivamente a banda larga, os operadores e os fornecedores de serviços precisam de adaptar as suas redes em conformidade, declarou Jean-Marie Vansteenkiste, presidente das Actividades de Redes Ópticas da Alcatel. Estamos muito satisfeitos por podermos trabalhar de novo com a NOVIS nesta expansão da rede e acreditamos que esse facto é mais uma prova da posição de liderança da Alcatel no desenvolvimento de soluções inovadoras que proporcionem o mais rápido retorno do investimento do operador.
Desde 2000 que a Alcatel e a NOVIS mantêm uma parceria para o desenvolvimento das suas redes base SDH e DWDM. Estas redes, tal como os novos sistemas Alcatel 1696 Metro Span Compact, são controlados pela plataforma de gestão de rede integrada Alcatel 1300 NM, já instalada.
Sobre a NOVIS
Com uma oferta integrada de Voz, Internet e Dados, a Novis combina a experiência e o conhecimento dos seus dois accionistas: a SonaeCom e a France Telecom. Desde o início das operações que a companhia capitaliza um know-how inigualável, baseado tanto na experiência e dimensão incontestáveis da France Telecom, como no conhecimento do mercado nacional adquirido pela ex-SRD – Sonae Redes de Dados, a área de negócio que, antes da Novis, assegurava as infocomunicações do Grupo Sonae, ou ainda no instinto pioneiro e de liderança da IP Global.
Reflectindo a importância e a atenção especial que a companhia dedica ao sector empresarial, a Novis Empresas foi criada com a autonomia necessária para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento e comercialização de uma oferta capaz de corresponder ao elevado nível de exigência dos segmentos empresarial, quer PME quer Corporate. Em resultado desta opção, temos vindo a assumir-nos como a verdadeira alternativa para as empresas.
Conscientes de que a afirmação como alternativa passa pela conquista da independência enquanto operador, na Novis, além de uma política criteriosa de parcerias, continuamos a dar destaque às infraestruturas próprias. Até finais de 2002, a Novis investiu 95 milhões de euros na construção da sua própria rede. Neste momento, a companhia dispõe de 2540 km de fibra óptica em 4 anéis SDH e 187 km em fibra óptica MAN. Dois acordos assinados com o consórcio NetRail e com o Exército Português permitem à Novis utilizar a rede de fibra óptica destes dois organismos, pelo que a rede nacional e internacional do operador irá ter uma extensão inicial de 1400 km.
Para além destas duas parcerias, em Setembro de 2000 a Novis activou uma ligação internacional de banda larga à estrutura internacional da France Telecom, através de cabo submarino. Esta parceria técnica com um dos maiores operadores mundiais de telecomunicações, juntamente com a entrada em funcionamento de uma outra estrutura base, que liga Lisboa ao Porto, asseguraram que todos os clientes Novis usufruam da melhor solução integrada para acesso à Internet e serviços de voz. A infraestrutura da Novis, que liga as principais cidades do país, possui capacidade para servir mais de 80% das indústrias e empresas em Portugal.
Sobre o Alcatel 1696 Metro Span Compact
O Alcatel 1696 Metro Span Compact, é uma plataforma DWDM, de dimensões e custo reduzidos para aplicações de acesso em meios urbanos, que estende as vantagens e a flexibilidade dos serviços de banda larga DWDM Metro até ao utilizador final. O sistema apresenta as características avançadas do Metro Span 1696 tais como modularidade, aumentos de capacidade em serviço, total transparência para acomodar diversos tipos de protocolos e serviços (SDH, SONET, IP, ATM, FC, Gigabit Ethernet, ESCON, etc.). Configurável como Capable of Ring, Point-to-Point, e Spur, o Alcatel 1696 Metro Span Compact pode ser instalado num único edifício, num parque empresarial ou num escritório central. Dado que todos os interfaces entre o 1696 Metro Span e o 1696 Metro Span Compact são compatíveis, a arquitectura da rede pode ser optimizada através de um mix dos dois produtos, podendo os custos da distribuição serem minimizados através da utilização de unidades comuns redundantes.
Sobre a Solução de Gestão da Rede de Transportes da Alcatel
A solução de Gestão da Rede (NM) Alcatel 1300 oferece uma plataforma integrada de gestão da rede, que cobre a configuração, a gestão de falhas e de desempenho, por forma a proporcionar a prestação e a gestão completa, a pedido e automatizada, dos serviços. Aumentando a flexibilidade das redes de transporte do operador, a família de produtos 1300 NM da Alcatel, líder de mercado, permite manusear e gerir eficientemente a convergência entre os serviços tradicionais e de nova geração, através de redes de transmissão multi-tecnologias e multi-serviços, ao mesmo tempo que reduz os custos totais de propriedade da rede. Uma solução escalável, gerindo desde dezenas até centenas de milhar de ligações desde o acesso metropolitano, a ligações intercontinentais dá aos operadores a liberdade de que necessitam para a parametrização e o desenvolvimento do seu sistema de gestão de rede e da sua utilização em função da complexidade e variação dos clientes, das empresas e dos requisitos de funcionamento. Actualmente, mais de 1.400 gestores de rede estão a monitorizar as infraestruturas de transmissão dos principais operadores e prestadores de serviços em todo o mundo.
Sobre a Alcatel
A Alcatel fornece soluções de comunicação integradas, permitindo a operadores de telecomunicações, fornecedores de serviços e empresas, disponibilizar conteúdos, a todos os consumidores, em qualquer lugar do mundo. O seu reconhecido posicionamento de líder em redes de telecomunicações, bem como as suas competências no domínio das aplicações e serviços, permite que os seus clientes possam concentrar-se na optimização dos serviços que disponibilizam e nas suas fontes de receitas. Com um volume de negócios de 16,5 mil milhões de Euros em 2002, a Alcatel está presente em mais de 130 países
http://www.alcatel.com
Dossiers-Dossiers Especiais