A adopção das melhores práticas na implementação de processos de “IT Service Management” é a única forma de garantir uma melhoria sustentada em matéria de eficiência, produtividade, satisfação dos utilizadores e redução de custos de suporte de TI. É a opinião de Ivo Barros, Senior Service Manager da Fujitsu.
À medida que a complexidade dos sistemas de TI aumenta e sendo maior a dependência do negócio em relação a estes, será mais importante que adoptemos as melhores práticas em IT Service Management.
Dado que este standard se baseia na experiência obtida em países em que o mercado de serviços de TI está bastante desenvolvido, através da implementação dos conceitos descritos no ITIL , as organizações portuguesas poderão beneficiar de melhorias imediatas na prestação do serviço e satisfação dos seus clientes e utilizadores finais.
Principais benefícios na utilização de melhores práticas e standards na implementação de IT Services Management :
Þ Eliminação de tarefas redundantes
Þ Automatização de processos
Þ Mudança cultural
Þ Flexibilidade na gestão da mudança
Þ Maior controlo
Þ Menor risco
Þ Redução dos custos operacionais
Þ Gestão mais eficiente da infra-estrutura
Þ Maior qualidade no serviço prestado interna e externamente
A Fujitsu em Portugal é pioneira na implementação de melhores práticas em IT Service Management e está a desenvolver esforços no sentido de criar uma Representação do itSMF em Portugal.
Sobre o Framework ITIL
O ITIL foi desenvolvido pelo CCTA (Computing and Telecommunications Agency) para o Governo do Reino Unido no sentido de oferecer um conjunto de melhores práticas em áreas de prestação de serviços e suporte de serviço TI.
O ITIL corresponde a um framework baseado em 10 processos, todos interligados, de acordo com a seguinte figura:
Sobre o itSMF
O itSMF (IT Service Management Forum) é uma organização sem fins lucrativos internacionalmente reconhecida e independente formada no Reino Unido, em 1991, que se dedica à Gestão de Serviços de TI .
Actualmente, existe um órgão internacional de topo e ramificações nacionais da itSMF na Holanda, Áustria, Bélgica, Alemanha, Austrália, África do Sul, Canadá e EUA com grupos em desenvolvimento em diversos outros países.
http://www.fujitsu.pt
Em Foco – Opinião